Curitiba é a melhor capital do Brasil para se morar!

Curitiba

Recentemente, a revista Exame divulgou dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), ranking que avalia as 100 maiores cidades do Brasil a partir de 15 indicadores nas áreas de saúde, educação, segurança e saneamento básico.

O ranking de 2021 é baseado em informações referentes a 2019. Desde 2009, Curitiba fica entre as 7 primeiras colocações. Este ano, com índice 0,733, conquistou o 1º lugar na categoria “Capitais”. Na sequência, estão Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Confira a seguir os destaques que tornam Curitiba a melhor capital do Brasil para se morar.

Saúde

A capital paranaense apresentou redução, em uma década, de 27% na taxa de mortalidade infantil, tendo em 2019 o índice de 6,5 mortos a cada mil nascidos vivos. O levantamento mostra ainda que, em Curitiba, as mães de 90,9% dos bebês fizeram 7 ou mais consultas pré-natal, uma média maior que das demais cidades analisadas.

Esses resultados são reflexo dos investimentos e programas da Prefeitura Municipal, como a reestruturação do Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, que no início de 2019 estabeleceu novos protocolos de realização do pré-natal.

Saneamento

Curitiba, melhor capital do Brasil

Curitiba possui um alcance amplo e eficiente de serviços públicos como coleta de lixo domiciliar, abastecimento de água e tratamento de esgoto. Nestes aspectos, a cidade obteve a melhor avaliação entre todos os municípios participantes.

Segundo a economista sênior da Macroplan e uma das coordenadoras do estudo, Adriana Fontes, fatores relacionados à sustentabilidade, como coleta de resíduos sólidos e acesso ao saneamento básico, ganharam força e passaram a ser bastante importantes para os investimentos dos munícipios.

Educação

Quanto aos indicadores de educação, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que Curitiba alcançou, na rede pública, 6,5 pontos no Ensino Fundamental I e 5,0 pontos no Ensino Fundamental II. Ambas as notas estão acima da média dos 100 municípios avaliados.

De acordo com o levantamento, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos matriculadas também é maior que a média nacional.

Segurança

O estudo apontou que, entre 2009 e 2019, ocorreu uma redução na taxa de homicídios da cidade, de 42 para 16,5 homicídios por 100 mil habitantes, ficando abaixo da média nacional.

Morar em Curitiba é sinônimo de qualidade de vida. Organizada e limpa, a cidade conta com muitos parques e áreas verdes, além de oferecer opções variadas de entretenimento e uma intensa programação cultural.

Os imóveis-arte da Construtora e Incorporadora Laguna estão localizados nas melhores regiões da capital paranaense. Pioneira na Certificação WELL e focada em oferecer o mais alto nível de conforto, bem-estar e qualidade de vida, a Laguna investe em inovações voltadas para proporcionar experiências inconfundíveis aos seus clientes.

Além disso, sua atuação é baseada em valores fundamentais orientados para o comprometimento ambiental e a responsabilidade social, contribuindo com o desenvolvimento da cidade.

PINAH
PINAH

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário