Vai viajar nas férias? Confira como manter suas plantas saudáveis

Confira como manter suas plantas saudáveis nas férias - Construtora Laguna

Com as férias escolares do meio do ano se aproximando, muitas famílias encontram a oportunidade ideal para conhecer novos destinos, visitar familiares que moram longe e vivenciar novas experiências. Para que você volte de viagem e encontre suas plantas saudáveis, são necessários alguns cuidados.

Um erro comum de quem sai de férias é tentar compensar a falta de água dos próximos dias regando em excesso logo antes de sair. Essa atitude não garante que a planta absorverá a água, já que ela evapora, e ainda pode ser prejudicial para sua saúde.

Uma sugestão interessante é colocar esfagno, musgo, areia ou casca de pinus molhados nos vasos para garantir a umidade. Além disso, agrupar as plantas em um único espaço ajuda a criar um microclima benéfico, de preferência um local bem iluminado, arejado e longe de contato intenso com o sol.

Outra questão importante é a adubação. Com a presença de nutrientes no solo, a planta sente menos falta de água no período de férias. Mas é importante que o adubo seja orgânico, nunca químico, evitando que ele queime a vegetação.

Por mais que algumas dicas sejam válidas para todos os casos, em geral, cada espécie demanda uma frequência de irrigação diferente. As suculentas e cactáceas, por exemplo, sobrevivem tranquilamente a até quinze dias sem rega, assim como as clúsias, as patas de elefante, os capins e os jasmins-manga. Já espécies como as pleomeles, a árvore da felicidade e as dracenas podem suportar cerca de uma semana sem irrigação.

Dicas para manter suas plantas saudáveis nas férias - Construtora Laguna
Pleomele

No caso de plantas que demandam água com maior frequência, o indicado é utilizar algum sistema de irrigação que supra sua necessidade enquanto os moradores estiverem fora. Confira algumas técnicas que podem automatizar a rega durante suas férias.

Kit de irrigação automática

Opção mais prática, os kits de irrigação automática são facilmente encontrados em lojas de jardinagem. Eles são ideais para espécies delicadas que exigem uma atenção especial, ou ainda em hortas e jardins, pois contam com um temporizador que auxilia no controle do fluxo de água.

Sistema caseiro de gotejamento com garrafa plástica

Como manter suas plantas saudáveis nas férias - Construtora Laguna

Para pequenos vasos, sistemas de gotejamento caseiros são ótimas alternativas. A opção mais comum é feita com garrafa plástica: basta encher o recipiente com água, fazer um pequeno furo na tampa — ou acoplar um dosador ­— e encaixá-lo na terra até que fique em pé. Para garantir ventilação, faça de um a três furos também no fundo da garrafa.

Uma dica é realizar este processo de um a dois dias após a última rega, para garantir que a terra não esteja muito seca ou muito molhada, assim a água é liberada aos poucos de acordo com a necessidade da planta.

Sistema caseiro de gotejamento com cadarço

Outra alternativa que pode ser improvisada com facilidade é o sistema de gotejamento com um cadarço de algodão ou barbante. No caso de vasos que possuem aberturas no fundo para escoamento, passe a linha entre os furinhos e deixe as pontas em contato com um recipiente com água. Se o fundo do vaso for completamente fechado, é só enterrar uma ponta do barbante na terra e deixar a outra em contato com a água.

Este método permite que a planta absorva a água através do cadarço sempre que sentir necessidade. Para evitar que a água evapore, o indicado é que ela esteja em um recipiente com tampa, que inclusive pode ser usado para mais de um vaso. 

Dry Water (irrigação com gel)

O Dry Water, também conhecido como Suplemento de Irrigação, é um gel composto basicamente de água e celulose que, quando colocado na base da planta, libera umidade lentamente. O processo de transformação do gel em água acontece devido ao seu contato com as bactérias presentes no solo e costuma durar entre 30 e 90 dias.  

Leia também: Plantas para se ter dentro de casa

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário