A Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, é conhecida por apresentar soluções inovadoras nos mais diversos setores. Em sua última edição, o evento trouxe diversas tecnologias residenciais que, cada vez mais, revolucionam nossa relação com o lar. Confira algumas delas a seguir!
Tecnologia voltada à qualidade do sono
O zelo com a qualidade de sono alcança um novo patamar com a mais nova solução da Ergomotion, líder global no setor. Apresentada na CES 2023, a ErgoSportive consiste em um sistema de sono completo, composto por uma cama inteligente ajustável com sensores biométricos integrados e um aplicativo que fornece informações sobre a saúde dos usuários.
Voltada a atletas e a pessoas comprometidas com sua saúde, a ErgoSportive visa um estilo de vida ativo. No sistema estão inclusos recursos antirronco e Zero-G (sensação de gravidade zero), modo relaxamento, portas USB e uma cabeceira com luzes LED reguláveis.
Conectado à cama inteligente, o aplicativo da ErgoSportive fornece métricas de sono, recomendações de recuperação personalizadas, acesso aos dados de sono do usuário e indicadores de saúde que monitoram, por exemplo, mudanças na frequência cardíaca durante o repouso.
Tecnologias residenciais imersivas
Um destaque entre as tecnologias residenciais da CES 2023 foi a banheira Stillness, uma criação inspirada nas piscinas naturais e termais japonesas e no famoso banho de floresta (shinrin-yoku). Assim como suas referências, a inovadora Stillness Bath propõe uma imersão completa criada por água, luz, névoa e aromas, que se unem em prol de uma experiência sensorial terapêutica.
Cada aspecto do produto foi pensado para estimular os sentidos: o encher de água da banheira, o fosso de madeira hinoki ao redor da bacia, a função de iluminação de espectro total e um recurso de neblina.
A toda essa experiência é possível adicionar óleos essenciais para criar uma sessão de aromaterapia. Como outros dispositivos inteligentes, a Stillness Bath se conecta ao smartphone do usuário através de um aplicativo, o Kohler Konnect, que permite personalizar ainda mais a experiência imersiva.
Robótica para fins nutritivos
Na CES 2023, os adeptos de uma alimentação saudável foram surpreendidos com uma nova tecnologia criada pela startup japonesa AGRIST. A empresa desenvolveu uma horta doméstica inteligente associada a um robô de colheita, operado por algoritmos de inteligência artificial (IA) e capaz de gerenciar todos os parâmetros relevantes no cultivo de plantas.
A chamada Agwa Garden pode ser operada de forma remota, para auxiliar na praticidade, e é capaz de cultivar vários vegetais simultaneamente, podendo produzir uma quantidade de hortaliças suficiente para alimentar uma família inteira, todos os dias.
Com um forte propósito sustentável, a horta inteligente possui baixa pegada ecológica e utiliza cerca de 3,7 litros de água por semana, com baixo consumo energético e sem uso de produtos químicos, embalagens, processamento e desperdício de alimentos. Capaz de cultivar com qualidade vegetais frescos, nutritivos e saborosos durante todo o ano, a Agwa se destacou no setor da agrotecnologia e foi premiada na categoria Robótica pelo Prêmio de Inovação CES 2023.
Leia mais: Influências da inteligência artificial na arquitetura
Tecnologia revolucionária no preparo de refeições
Empresa relevante no setor de tecnologias residenciais, a Samsung criou uma solução que promete revolucionar a experiência de preparo de refeições saudáveis: o forno Bespoke AI. O produto faz parte da linha de eletrodomésticos inteligentes Bespoke Home e integra a tecnologia AI Pro Cooking, voltada ao preparo de deliciosas refeições que atendem aos hábitos alimentares dos usuários.
O AI Oven inova ao integrar uma câmera interna e sensores que reconhecem mais de 80 receitas e ingredientes. A tecnologia inteligente monitora os alimentos, faz sugestões quanto a preparo, temperatura e tempo no forno e permite que os usuários acompanhem o cozimento em tempo real, através do aplicativo SmartThings, emparelhado ao AI Oven.
O forno inteligente integra, ainda, a funcionalidade Sense Inside, capaz de enviar notificações quando alimentos estiverem queimando. O AI Oven também se conecta ao aplicativo Samsung Health, que acessa dados de treino e metas de dieta dos usuários, para recomendar refeições com base nos ingredientes disponíveis em casa.
No quesito design, o Bespoke AI Oven foi desenhado com uma porta plana e sem puxador, e se adapta perfeitamente a qualquer cozinha moderna. Com apenas um toque no painel de controle é possível abrir a porta do forno inteligente.
Geladeiras inteligentes
As geladeiras também se destacaram entre as tecnologias residenciais apresentadas na CES 2023. Uma delas, da mesma linha Bespoke, da Samsung, foi a 4-Door Flex. Entre seus inúmeros recursos, o equipamento integra uma tela gigante que permite acesso aos serviços do aplicativo SmartThings e monitoramento de eletrodomésticos compatíveis. Com uma câmera, o produto também escaneia rótulos de alimentos para monitorar o próprio estoque.
O refrigerador inteligente traz ainda o novo software Family Hub Samsung TV Plus, que dá acesso a mais de 190 canais gratuitos e sincroniza com o Google Fotos, transformando o display em um grande porta-retratos digital.
Outro modelo inovador foi o MoodUP, refrigerador da LG com um recurso inteligente que permite variar a cor do display e tocar música, conforme o gosto dos usuários. São cerca de 190 mil combinações de cores diferentes, que se movimentam de acordo com a trilha escolhida. A geladeira MoodUP inclui até mesmo a Viva Magenta, cor de 2023 escolhida pela Pantone.
A personalização de cores da geladeira inteligente é feita através do aplicativo ThinQ e a reprodução das músicas é possível graças a altos falantes Bluetooth integrados. Outro recurso inovador da MoodUP é o modo exibição, que por meio de dois toques no display permite visualizar as comidas e bebidas sem abrir a porta. Essa função ajuda a manter os alimentos frescos por mais tempo, pois evita as frequentes saídas de ar frio.
Altamente avançadas, tecnologias residenciais como essas apontam mais claramente como serão as casas do futuro: repletas de recursos autônomos, inteligentes, intuitivos e conectados entre si.