Nos últimos oito anos, a proporção da frota de carros elétricos no Brasil aumentou quarenta vezes, de acordo com uma pesquisa da NeoCharge. Estudos como esse demonstram um contínuo crescimento desses veículos no País. A seguir, confira mais detalhes.
O aumento de carros elétricos no Brasil
Em âmbito global, o mercado de carros elétricos tem se desenvolvido cada vez mais, alinhado a hábitos mais sustentáveis. Nos Estados Unidos e alguns países da Europa, o incentivo à mobilidade consciente acompanha benefícios como isenção de impostos e até mesmo desconto em pedágios e estacionamentos.
O grande destaque, porém, é a China, país com a maior frota de carros elétricos do mundo. Em junho de 2023, a China anunciou benefícios de aproximadamente 72 bilhões de dólares em isenções de taxas para a aquisição de veículos elétricos, como meio de impulsionar ainda mais esse mercado.
No Brasil, o nicho de carros elétricos está em crescimento. Atualmente, o movimento de veículos híbridos e elétricos é quase quatro vezes maior que em 2020, ainda segundo a NeoCharge.
Em julho de 2023, foram emplacados 7.462 veículos elétricos no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Esse número representa um aumento de vendas de 138% em comparação com o mesmo mês de 2022.
Atualmente, os quase 150 mil carros com algum tipo de eletrificação registrados no Brasil se dividem entre: híbridos ou híbridos leves (68,2%), híbridos plug-in (22,2%) e carros totalmente elétricos (9,6%). Em território nacional, os incentivos a esse tipo de aquisição têm surgido aos poucos.
Em agosto de 2023, por exemplo, houve o primeiro registro do valor de um carro elétrico abaixo da média nacional, segundo dados da JATO Dynamics. Até então improvável, essa queda de preço recente representa um bom incentivo à compra desses veículos e à mobilidade sustentável.
Leia mais: Tecnologias residenciais que elevam o conforto da casa
Incentivo à mobilidade sustentável nos imóveis-arte Laguna
Alinhada às tendências mundiais e comprometida com a sustentabilidade e a inovação, a Laguna inclui em seus últimos lançamentos a infraestrutura necessária para o abastecimento de carros elétricos, como um importante incentivo à mobilidade verde.
No TREVI Batel, por exemplo, as vagas box permitirão aos moradores estacionar com mais espaço, privacidade e segurança. Elas contam com infraestrutura para carregamento de carros elétricos, além de espaço livre para armazenamento, maior área para abertura de portas e fechamento com portão motorizado.
O bicicletário do TREVI também estimula a mobilidade consciente. O agradável espaço, equipado para proporcionar belos passeios pela cidade, contará com 41 vagas disponíveis para bicicletas, além de bikes elétricas compartilhadas, infraestrutura para carregamento, box de lavagem, oficina e lockers.
Outro diferencial sustentável do TREVI serão os painéis fotovoltaicos, cuja energia produzida será capaz de abastecer um carro elétrico com 38 km de autonomia diária, por apartamento. Essa mesma energia também poderá ser utilizada no consumo das unidades, gerando até 12% de economia.
No ALMÁA Cabral, por sua vez, há uma bicicleta elétrica à disposição dos moradores, enquanto no MAI Terraces foram entregues três bikes elétricas para uso comum.
Já o KAÁ contará com infraestrutura seca para abastecimento de carros elétricos (uma por unidade), bicicletário com oficina e ponto de carregamento para bicicleta elétrica. No BIOOS, cada uma das torres (Home e Health) terá duas vagas com carregador para carro elétrico.
No painel DNA Laguna, da Galeria Laguna, é possível conferir os diferenciais sustentáveis dos imóveis-arte da construtora. No próprio edifício, eleito o mais sustentável do mundo, há uma estrutura com pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria Laguna recebe clientes e visitantes de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Faça uma visita!