Como tornar os ambientes mais lúdicos e estimular a autonomia das crianças

Quarto crianças

Criar ambientes acolhedores e agradáveis para as crianças vai além de apenas inserir brinquedos e elementos coloridos nos espaços.

A forma como as crianças veem a distribuição dos móveis em casa está diretamente relacionada com o desenvolvimento da autonomia e da sensação de pertencimento ao lugar.

Para que tenham estímulos que contribuam no desenvolvimento da autonomia, as crianças precisam sentir-se seguras nos ambientes. Pequenos detalhes inseridos nos quartos delas, como também no restante da casa, faz com que elas sintam-se acolhidas e confortáveis para aproveitar a infância.

Uma maneira de fazer isso é integrar os espaços de modo que haja equilíbrio entre os espaços para elas e os outros ambientes. Para que a infância dos pequenos seja mais lúdica em todos os cômodos do lar, faça pequenas adaptações, criando diversos espaços para eles brincarem e sentirem-se estimulados no dia a dia.

Quartos

Quarto

Torne o quarto acessível. Brinquedos, cama e roupeiro normalmente são altos e não estimulam a autonomia e a independência. Considere colocar móveis e objetos ao alcance das crianças para que elas desenvolvam mais atenção aos detalhes, além de descobrirem funcionalidades e texturas.

Já os quartos compartilhados requerem mais atenção, de modo que seja possível inserir o estilo de cada criança no espaço, como cores favoritas, mesas de estudo com os objetos de cada um, cantinhos personalizados com detalhes de ambos os gostos etc.

Sala

Na sala, aposte em um cantinho concebido de acordo o estilo de vida da família. Áreas de artes, cabanas, espaços para pintura, canto da leitura, objetos preferidos da criança e livros lúdicos que estimulam sua curiosidade podem ser inseridos.

Você pode deixar a maior parte dos itens da criança no quarto, porém alguns podem ser distribuídos pela casa para que toda a família participe dos momentos de distração.

Cozinha

Crianças cozinhando

Na cozinha, invista em móveis que estimulem a independência e o fácil acesso da criança a água, lanches e frutas. Também pode-se inserir bancos e cadeiras neste ambiente para que a criança comece a perceber as tarefas do cotidiano e participar aos poucos de algumas receitas.

Áreas íntimas

Em áreas íntimas, como banheiros, insira bancos adaptados para as crianças, mais altos e seguros, estimulando que realizem sozinhos atividades como lavar a mão e escovar os dentes, para que aos poucos comecem a sentir-se capazes e confiantes.

Ambientes lúdicos

Para tornar o ambiente mais lúdico, pode-se utilizar brinquedos e itens que a criança já possui, deixando-os expostos em locais adequados e que despertem curiosidade.

Outro fator importante é reposicionar os móveis nos espaços, criando a sensação de um ambiente diferente e novo para a criança, o que é bastante positivo para seu desenvolvimento.

Para proporcionar uma cara nova aos espaços, uma opção é utilizar adesivos ou papéis de parede, dispensando a necessidade de investimentos mais altos de tempo e dinheiro. Você também pode investir em itens básicos, como organizadores de brinquedos, prateleiras de livros, caixas, entre outros.

Os elementos decorativos também são indicados para tornar os ambientes mais lúdicos, desde que sejam práticos e de fácil manutenção. Alguns dos itens recomendados são estantes, miniarmários customizados, tapetes, luminárias, quadrinhos, almofadas, entre outros.

Na criação dos seus imóveis-arte, a Construtora e Incorporadora Laguna preza por ambientes que estimulem o desenvolvimento das crianças.

No LLUM Batel, os ambientes das áreas comuns foram projetados para garantir o desenvolvimento saudável dos pequenos. Em seu playground, por exemplo, crianças e adultos podem interagir e ter momentos de lazer, vivenciando ricas experiências e criando memórias para a vida toda.

Playground
LLUM Batel

A brinquedoteca do MAI Terraces foi inspirada em um bosque preservado no entorno do residencial e visa oferecer um espaço lúdico de aprendizagem e diversão no dia a dia das crianças. Este imóvel-arte tem como diferenciais o conforto, a exclusividade e o contato com a natureza.

Já o ALMÁA Cabral oferece espaços de lazer que incentivam a realização de atividades recreativas com muita diversão e segurança no dia a dia.

Brinquedoteca
ALMÁA Cabral

A brinquedoteca do PINAH, por sua vez, foi inspirada no Jardim PINAH e terá uma araucária lúdica, que dará espaço a uma casa na árvore com escorregador. Além disso, as crianças poderão se divertir na piscina de bolinhas, na bancada para desenho e no espaço para assistir a programações do universo infantil.

Brinquedoteca
PINAH

Related Posts

  1. Mulher organizando sua mudança - LAGUNA
  2. Dicas para organizar ambientes menores - Construtora Laguna
  3. Saiba como organizar um quarto de crianças - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário