Closet funcional: dicas práticas para organizar as peças

Mulher escolhendo roupas em closet funcional - LAGUNA

Como forma de proporcionar comodidade aos moradores sem deixar de lado a estética, os lares contemporâneos aliam, cada vez mais, praticidade e design. Nesse sentido, em projetos residenciais os closets são elementos-chave para auxiliar na organização e disposição de itens pessoais e otimizar o dia a dia dos ocupantes. Confira abaixo algumas dicas para tornar seu closet funcional e esteticamente harmônico.

Estilos e materiais de um closet funcional

Diversas são as possibilidades para deixar um closet funcional, iniciando pela estrutura que ele integra. Modelos sem portas – os chamados closets abertos – proporcionam mais praticidade, circulação de ar e integração com o ambiente, já que, pela ausência de portas, acabam sendo uma extensão da decoração. Os de vidro, por sua vez, incorporam designs mais modernos e sofisticados, exigem maior organização devido à exposição da transparência do material e otimizam o processo de escolha das peças.

CLOSET – MAI TERRACES

Closets em tons neutros ou amadeirados harmonizam melhor com o ambiente graças à versatilidade das cores. Já os que possuem espelhos tornam ainda mais prática a visualização e a seleção de combinações de roupas. Um modelo que ilustra a união entre praticidade, personalização e elegância dos closets contemporâneos é o sistema de closet Tilos, lançamento da S.C.A. Mobiliário Contemporâneo, loja de móveis de alto padrão que está com novo showroom em Curitiba.

O sistema é composto por montantes verticais em alumínio, complementados por módulos que proporcionam aos clientes a estrutura necessária para organizar seus itens pessoais no dia a dia: prateleiras, calceiros, cabideiros, sapateiras, vãos para malhas e gaveteiros.

Produzido com materiais sustentáveis e recicláveis – como o vidro e o alumínio – e painéis de madeira reflorestada, esse closet possibilita personalização completa e escolha entre: estrutura de piso e teto ou de piso e parede; módulos metalizados, unicolores ou em mais de 40 cores; mais de 25 tipos de madeira; e diversos estilos de vidro que variam do fumè ao extraclear.

O closet da coleção Tilos, da SCA, incorpora a tendência característica do mobiliário contemporâneo de unir flexibilidade, leveza e contemporaneidade por meio do design e dos materiais selecionados. Os itens sustentáveis refletem o aproveitamento consciente dos recursos naturais; o metal e o vidro agregam sofisticação; e a madeira aquece o closet com sua cor quente e seu visual aconchegante.

Organização das roupas

Uma organização primária das vestimentas do closet pode iniciar pelo visual das roupas em si. Setorizá-las é uma alternativa para facilitar o acesso a cada estilo. A separação por estações – somente por peças que correspondem àquela temporada –, otimiza o tempo de escolha e o espaço que será ocupado, ao passo que a divisão por cores ou estampas simplifica a montagem de combinações.

O uso de cabides é ideal para abrigar roupas compridas ou com tecidos mais leves e finos, que amassam facilmente, como peças de linho, vestidos e ternos. Já os nichos são boas alternativas para vestimentas com tecidos mais maleáveis, como pijamas ou roupas de academia. Para economizar espaço, dobrá-las em formato de rolo é uma boa técnica de armazenamento.

Pessoa organizando as roupas de um closet funcional – LAGUNA

Disposição dos acessórios

Para obter um closet funcional, a presença de prateleiras é ideal, pois permite comportar diversos tipos de acessórios sem que eles se percam em meio às roupas. Gavetas tendem a armazenar com maior segurança e eficácia itens pequenos como relógios, gravatas, joias e óculos. Já pertences de tamanho maior, como bolsas e sapatos, podem ser expostos de forma organizada sobre prateleiras, para agregar charme e glamour à composição visual do closet.

Iluminação do closet funcional

Para além de ajudar na organização, a iluminação dos closets simplifica o seu uso e ressalta o design da estrutura. Projetos lumínicos proporcionam uma visão mais ampla das combinações, especialmente quando pontos de luz são inseridos no centro do closet – seja com lustres, plafons ou luminárias pendentes que criam uma estética intimista. Uma alternativa eficaz e que destaca os elementos do closet é o LED – graças à sua tecnologia, ele não produz aquecimento e não danifica as roupas.

Além de ser mais vantajosa economicamente, a iluminação em LED, quando inserida na cor branca, permite uma melhor visualização das peças. Para iluminar regiões internas como prateleiras ou nichos, lâmpadas com alto Índice de Reprodução de Cor (IRC) são ideais, pois reproduzem mais fielmente as cores reais dos itens, como a luz do dia.

Com organização e funcionalidade, é possível agregar estilo e personalidade à composição do closet, de modo que ele harmonize com o ambiente e simplifique o dia a dia dos moradores.

Related Posts

  1. minimalismo na arquitetura aplicado no interior de uma residência
  2. Homem analisando imóveis para investidores - LAGUNA
  3. Mulher escolhendo plantas para iniciantes - LAGUNA
  4. sacada residência Almáa Cabral - Laguna

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário