As esquadrias são armações que servem de base para portas, janelas e portões. Seu principal objetivo é controlar a iluminação e a ventilação naturais, assim como os ruídos externos. Com a evolução da arquitetura e do design, no entanto, elas deixaram de ser apenas funcionais para oferecer também beleza e personalidade.
Sobretudo com a preocupação crescente acerca de questões como qualidade de vida, bem-estar e sustentabilidade, as esquadrias têm se destacado em projetos modernos e alinhados com as tendências – tanto em fachadas quanto em interiores.
Um exemplo de empreendimento que valoriza as esquadrias para proporcionar um visual impactante e contemporâneo é o ROC Batel, residencial da Construtora Laguna que será entregue em março de 2020. Em suas áreas sociais e suítes, as esquadrias estão presentes do piso ao teto e oferecem excelência em conforto termoacústico.
Tendo como inspiração o estilo industrial nova-iorquino, o ROC Batel tem uma fachada marcada por painéis metálicos que contrastam com as esquadrias pretas. Essa composição cria um inusitado jogo de luz e sombra e traz dinamismo ao imóvel.
No apartamento-modelo do residencial, que fica na Rua Francisco Rocha, 165, já é possível conferir pessoalmente os detalhes estruturais e compreender o impacto gerado pelas amplas janelas com molduras escuras. As visitas podem ser agendadas de segunda a domingo, das 9h30 às 18h30, pelo telefone (41) 3259-1816.
Os caixilhos podem aparecer também em salas, quartos, adegas e banheiros com o objetivo de integrar ambientes e ainda como alternativa criativa de acabamento. Confira a seguir inspirações de decoração compostas por esquadrias.
Delimitando o espaço
Esquadrias são ótimas opções para demarcar e integrar ambientes, possibilitando a criação de mais de um cômodo no mesmo espaço. Em banheiros, elas funcionam muito bem para delimitar a área do chuveiro de forma a produzir um efeito moderno e autêntico.
Emoldurando a vista
Amplas janelas são tendência na construção civil por viabilizarem a entrada de luz e ventilação natural e permitirem a contemplação constante do entorno. Os caixilhos emolduram a paisagem e criam grandes paredes transparentes que incorporam a vista externa ao interior da residência.
Criando um estilo industrial
O estilo industrial tem como característica a presença de estruturas expostas em contraste com uma decoração sofisticada. Fazem parte da estética os tijolos aparentes, tubulações à mostra, artigos de ferro oxidado ou escovado e cimento queimado, que podem ser combinados com detalhes coloridos.
Além disso, a disposição dos cômodos reproduz a estrutura das indústrias, ou seja, segue a orientação open space, sem paredes. As esquadrias, geralmente em cores como cinza, preto ou marrom, se fazem presentes para desenhar o espaço mantendo um diálogo.
Agregando personalidade
Quando bem planejadas e de acordo com o restante da decoração, as esquadrias geram um impacto bastante positivo, comunicando o estilo de vida adotado pelo morador.
No loft utilizado como cenário para a série “Queer Eye“, da Netflix, esquadrias pretas ganham destaque ao integrar a cozinha e o living. Ao contrário do usual, quando os caixilhos ocupam paredes inteiras, aqui foram pensados como portais de transição para cada cômodo.
Já na concepção do ROC Batel, as esquadrias representam o estilo de vida urbano, dinâmico e moderno de um dos bairros mais cosmopolitas de Curitiba.
Leia também: High Line: o parque de Nova Iorque que serviu como inspiração para o ROC Batel