A arquitetura contemporânea marca o salto dos ambientes rígidos e segmentados para os espaços flexíveis que acolhem diferentes funcionalidades. Nesse contexto, o design multifuncional assume o papel de reinventar áreas para atender a demandas e tendências atuais. A seguir, confira mais detalhes.
A ascensão do design multifuncional
A arquitetura moldada aos usuários foi impulsionada, em parte, pela expansão demográfica e pelos novos modelos de trabalho consolidados durante a pandemia. Os espaços híbridos ganharam relevância em um mundo com mudanças rápidas, explorando, em cada cômodo, os conceitos de flexibilidade para suprir necessidades diversas.
Em vez de criar cômodos para um uso específico, o design multifuncional amplia as possibilidades espaciais dos projetos, expande o leque de funcionalidades de um ambiente – seja para lazer ou para o trabalho – e abraça o conceito de integração, concebendo áreas amplas e abertas.
Para além da flexibilidade, esse design prioriza o bem-estar nos interiores, onde as pessoas passam cerca de 90% do tempo, segundo estudo do centro de pesquisas Berkeley Lab Energy. Assim, fortalece uma arquitetura comprometida com um alto grau de conforto, que estimula o convívio e promove bem-estar humano e ambiental.
No quesito sustentabilidade, projetos com arquitetura adaptável se encaixam no conceito de reutilização adaptativa, que promove a ideia de áreas capazes de serem reutilizadas para uma finalidade distinta da original. Além disso, edifícios com espaços híbridos reduzem a necessidade de novas construções em massa e, com isso, a geração de resíduos e as emissões de carbono.
Espaços híbridos, abertos e flexíveis

No design multifuncional, diversas são as abordagens que permitem um estilo de vida híbrido e adaptável.
As cozinhas abertas e/ou integradas
A demanda por espaços multifuncionais contribuiu para romper com a ideia da cozinha enquanto um cômodo rígido e fechado. Na medida em que os ambientes integrados ganharam força – impulsionados pelo design minimalista e escandinavo –, o conceito de cozinha aberta se consolidou, focando na funcionalidade, no senso de amplitude e na convivência entre os moradores.
Offices
Para além de áreas de trabalho integradas ao lar, os escritórios modernos recebem dos projetistas um olhar voltado à produtividade e ao bem-estar dos ocupantes. No design multifuncional, isso se traduz na integração de áreas de lazer, colaboração e relaxamento em ambientes de trabalho com layouts adaptáveis, atrativos e confortáveis.
Critérios de conforto e bem-estar
Para maximizar o bem-estar e promover conforto de forma holística nos interiores, certos critérios são priorizados, entre eles a valorização da luz natural. Além de conferir conforto, ela influencia positivamente o ritmo circadiano – isto é, nosso relógio biológico – a qualidade do sono, a produtividade e a saúde física e mental dos usuários.
O vidro, por exemplo, é uma solução que otimiza a distribuição de luz solar no ambiente e confere bons níveis de isolamento térmico e acústico ao projeto.
Usabilidade sustentável
Um edifício sustentável deve gerar impacto ambiental mínimo, enquanto atende às diversas necessidades de seus ocupantes. É um projeto cujos efeitos são pensados no longo prazo, e isso envolve a usabilidade de seus espaços. Nesse sentido, áreas multifuncionais são consideradas mais sustentáveis por se adaptarem a novas demandas.
Os espaços personalizáveis, confortáveis e sustentáveis da Laguna

Diferenciais construtivos que elevam o conforto e o bem-estar na rotina dos moradores são a marca dos imóveis-arte Laguna. Esses aspectos são atestados por grandes certificações que reforçam o alto padrão de qualidade da incorporadora, desde a concepção do edifício até sua operação.
Plantas personalizáveis
Projetos como o TREVI Batel possibilitam aos clientes personalizar a residência, customizando os espaços de acordo com suas preferências. É possível, por exemplo, propor alterações de planta e acabamentos na unidade desde que alinhadas à estética, às especificações e ao conceito do TREVI, de modo a criar ambientes otimizados para uma vida mais confortável e flexível.
Espaços multifuncionais
Entre as áreas comuns do PINAH, a sala multifuncional acolhe diversas práticas saudáveis. Equipado com espaldar, barra e aparelhos, o local permite aos moradores exercitar modalidades diversas, como yoga, pilates ou ballet. Já na torre residencial do BIOOS, o espaço multiúso será amplo e bem iluminado, estimulando o convívio e se adaptando a possibilidades que variam desde um ateliê de pintura até aulas de yoga.

Estruturas móveis
No design multifuncional, por vezes são utilizadas estruturas móveis ou fixas que permitem aos usuários delimitar ambientes ou regular aspectos como conforto e privacidade. No AMPIO, enquanto agregam movimento e dinamismo ao edifício, os painéis fixos e móveis tipo brises resultam em uma fachada mutável que se adapta conforme as preferências dos moradores.
Conforto e bem-estar
É uma assinatura da Laguna a oferta de ambientes que priorizam o bem-estar e o conforto dos ocupantes, gerando satisfação, produtividade e uma vida mais plena. O TREVI Batel, por exemplo, conta com o melhor projeto de conforto térmico aliado à renovação do ar, com sistemas mecânicos de ventilação que permitem a entrada de ar puro nos interiores.
No empreendimento, alguns diferenciais que elevarão o conforto dos moradores ao longo da rotina são as esquadrias de alta performance termoacústica, o piso aquecido na área íntima, a manta acústica nas lajes entre apartamentos e as portas de madeira com borracha de vedação acústica.
Edifícios sustentáveis
Para a Laguna, ser sustentável é desenvolver projetos pensados para o amanhã. Criar espaços e soluções que facilitam o cotidiano, junto a práticas sustentáveis, é garantir mais equilíbrio para as pessoas e o meio ambiente. O selo LEED é uma das certificações que atestam a forma consciente de planejar e construir da Laguna, com foco na sustentabilidade dos edifícios.
No KAÁ, a concepção do projeto, pensado no longo prazo, envolve diferenciais como gerenciamento e separação de resíduos, uso eficiente da água (metais e louças de baixa vazão), monitoramento de CO2 na garagem e ótimo desempenho energético, térmico e lumínico.
Na Galera Laguna, o público pode conhecer imóveis-arte que são referência em construção sustentável e alto padrão de conforto, bem-estar e inovação. O local recebe clientes e visitantes de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na Av. do Batel, 1713. Confira!