Pedras na arquitetura: resistência, requinte e sustentabilidade

Pedras na arquitetura resistência, requinte e sustentabilidade

Mesmo em meio a importantes avanços tecnológicos no setor construtivo, as pedras na arquitetura são um elemento que se mantém firme e relevante, com as mais variadas aplicações. A seguir, confira o perfil histórico e as vantagens do uso desse material.

As pedras na arquitetura

O uso da pedra como matéria-prima está diretamente ligado ao desenvolvimento da humanidade. Esse elemento fundamental da construção civil protagonizou grandes projetos arquitetônicos ao longo da história, incluindo períodos como a Antiga Grécia e a Idade Média.

Desde muito tempo, a pedra natural sempre foi amplamente utilizada como elemento estrutural nas construções, e chegou à era moderna com destaque no brutalismo, movimento que prioriza o uso de materiais em estado aparente.

As pedras na arquitetura são utilizadas em diferentes etapas construtivas, como em concretos, paredes, muros e revestimentos. Sua atemporalidade garante às pedras a capacidade de contar a história das construções, relacionar-se com a paisagem e acompanhar os avanços construtivos. Entre as suas variações mais utilizadas na indústria há o mármore, o quartzito, o granito, a ardósia e outras rochas.

Leia mais: Elementos clássicos da arquitetura italiana

Vantagens de uso

Pedras na arquitetura resistência, requinte e sustentabilidade
Banheiro suíte master – AMPIO

Seja como elemento de base ou como protagonista em acabamentos, as pedras na arquitetura oferecem diversos benefícios, como tornar as construções mais resistentes, versáteis e belas.

Para revestir

Em projetos contemporâneos, a pedra tem sido amplamente utilizada como revestimento de pisos e paredes, como forma de fomentar o uso de materiais naturais na arquitetura.

Essa abordagem evoca origens ancestrais ou, segundo os princípios da biofilia, consolida um viés orgânico e conectado à natureza. Em outros casos, as pedras na arquitetura também são utilizadas como forma de resfriar os interiores – como no design passivo – ou contrastar texturas com elementos como madeira e vidro.

Sustentabilidade

Na arquitetura sustentável, a pedra está entre os materiais naturais mais utilizados quando o assunto é mitigar impactos ambientais. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Porto, em Portugal, demonstrou que o uso de pedra maciça na construção de parede estrutural reduz as emissões de CO2 em 60% a 90%, em comparação ao concreto armado, por exemplo.

Versatilidade

A qualidade, a variedade e o efeito acolhedor das pedras na arquitetura fazem delas um material extremamente versátil. Além disso, é possível aplicar diferentes tratamentos aos materiais, que permitem utilizar as pedras em móveis, pisos, bancadas, paredes e áreas internas e externas.

A pedra nos imóveis-arte Laguna

Nas criações da Laguna, a estética inconfundível é resultado do uso de materiais nobres e de acabamentos de alto padrão, que conferem maior personalidade e singularidade aos projetos. A pedra é um material que predomina nos imóveis-arte Laguna, agregando sofisticação, resistência e imponência a espaços internos e externos.

O fator ambiental da pedra é outro benefício do seu uso nas criações da Laguna, construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. Trata-se de um material com longo ciclo de vida, processo de extração com baixo impacto ambiental, menor geração de resíduos e baixa emissão de CO2 em seu tratamento.

Além do pilar sustentável, os imóveis-arte Laguna são atestados pela certificação WELL por diferenciais que incluem o uso de materiais naturais como a pedra, a baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e a alta qualidade ambiental aos usuários.

Um empreendimento que ilustra essas vantagens é o TREVI Batel, no qual se destacam materiais nobres e naturais de alto padrão. Entre eles estão o mármore travertino em todos os banheiros e o granito nas sacadas e terraços. Já no KAÁ, o mármore branco é um dos materiais que integram os interiores, transmitindo sofisticação, harmonia e boas energias. Por ser um material luxuoso, o mármore contribui para que as áreas íntimas esbanjem a nobreza e o requinte do projeto.

Pedras na arquitetura resistência, requinte e sustentabilidade
Mármore travertino no banheiro master | TREVI Batel

O granito, por sua vez, é bastante adequado a áreas externas, como no TREVI, graças à alta resistência da pedra, que se adapta perfeitamente a diversos tipos de ambiente.

Com a Laguna, é possível contratar a personalização de plantas e acabamentos para as unidades, bem como solicitar alterações de materiais e outros itens mais alinhados às necessidades e expectativas dos moradores.

Pedras na arquitetura resistência, requinte e sustentabilidade

Mármore branco no banheiro master | KAÁ

Na Galeria Laguna, é possível conferir acabamentos, detalhes e diferenciais de alto padrão que tornam cada imóvel-arte inconfundível. Localizado na Av. do Batel, 1713, o espaço recebe clientes e visitantes de segunda a sexta, das 9h às 19h, aos sábados das 09h às 18h e aos domingos, das 10h às 17h. Faça uma visita!
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário