A Feira Expo Revestir 2023, um dos eventos mais esperados do ano na área da arquitetura, da construção e do design, movimentou uma série de lançamentos e novidades em São Paulo, entre 14 e 17 de março. Confira a seguir alguns destaques desta edição do renomado evento!
23ª Feira Expo Revestir
A 23ª edição da maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina expandiu o seu formato e foi transferida para um novo endereço, com área duplicada em relação à edição anterior. Em um espaço de 70.000 m², o público pôde conhecer incríveis novidades de revestimentos, louças, metais e acabamentos, por meio do trabalho de mais de 300 expositores.
Com centenas de lançamentos, a Expo Revestir 2023 concentrou as principais marcas do setor, proporcionando uma experiência única e imersiva e conectando o público da indústria da construção a inovações tecnológicas, tendências, designs inspiradores e conceitos futuristas.
Os visitantes foram impactados por lançamentos de revestimentos norteados por 3 pilares: cores, moda e sustentabilidade. Em paralelo, também foi possível conferir conteúdos sobre sustentabilidade e inovação, bem como conteúdos exclusivos criados pelos parceiros do evento, que proporcionaram uma experiência completa através do formato híbrido (físico e digital), no qual a feira se manteve.
Resgates naturais e ancestrais
A natureza como norte para a ambientação tem se mostrado uma tendência contínua e se fez presente em diversos lançamentos da Expo Revestir 2023. Conhecida por valorizar a riqueza natural do Brasil, a Michelangelo Mármores levou à feira peças que esbanjam a beleza da imperfeição.
Nos modelos de mármore Michelangelo Branco e Michelangelo Grigio, esse nobre material foi exposto de forma dual: na contraposição de um tom claro e um escuro, da rigidez da pedra e da maciez da palha de milho.
Os revestimentos da linha Avantgarde, da Portobello, foram outro destaque que traduziu a beleza da natureza. Com veios aparentes, texturas naturais e alusão à estética da madeira, a linha recria o carvalho em porcelanato.
A Granos, por sua vez, apostou nas pedras Branco Alamo e Verde Pantanal, que resgatam a ancestralidade do granito e combinam requinte e contemporaneidade. Na ambientação do estande, os mais de 700 milhões de anos de formação geológica dessa pedra são exaltados, revisitando traços dos povos originários nos padrões de piso e mobiliário.
Tecnologia e design
Entre os lançamentos tecnológicos da Expo Revestir 2023, um dos destaques foi apresentado pela Portobello, com a linha A2to, assinada pelo chef de cozinha Alex Atala – as peças unem design, tecnologia, materiais, formas e referências à brasilidade buscando resgatar a prática ancestral de cozinhar e conviver no mesmo espaço.
A bancada da linha é formada por lastras que contam com marcas discretas que sinalizam o cooktop com indução invisível, integrado à peça. Um diferencial tecnológico é que o resfriamento do cooktop ocorre no máximo em um minuto após seu desligamento. A estação também incorpora uma cuba embutida e monocomando retrátil.
Para o banheiro, a Kohler apresentou a inovadora Numi 2.0: uma incrível bacia sanitária que surpreendeu por suas inúmeras funcionalidades, entre as quais estão uma caixa de som e a opção de integração à assistente virtual Alexa, permitindo escutar música. Além disso, a Numi 2.0 incorpora: controle de recursos por comando de voz, acionamento por sensores de aproximação, assento aquecido, controle de pressão e temperatura, luzes LED UV para higienização e ducha higiênica automática com auto-higienização.
Já na composição de materiais de revestimento como os da Roca, a tecnologia de impressão em textura mineral chamada Mineral Lab foi utilizada para a execução de texturas diferenciadas de acabamentos, como o lapado, que exibe um efeito tridimensional.
Destaques de formatos e cores
Na 23ª Expo Revestir, a tendência biofílica permaneceu reforçada por grandes nomes da indústria, como a Roca. Em séries como a Breccia Vino e a Gran Calacata, a empresa especialista em cerâmicas expôs porcelanatos em grandes formatos, inspirados em elementos naturais como a madeira, a pedra e o mármore, que referenciam a biofilia.
Por outro lado, pequenos formatos – como 10 cm x 10 cm e 15 cm x 15 cm – diversificaram as peças da feira em relação às edições anteriores. Propondo uma atmosfera vintage e aconchegante para a casa, a Ceusa trouxe linhas como a Caleidoscópio e a Vintage, que apresentaram peças com formas quadradas e hexagonais, referenciando os ladrilhos hidráulicos que marcaram as décadas de 20 a 70.
No universo das cores, um destaque da feira foi a linha Horizonte, da Portinari. Com referência às sete manifestações da arte, a marca provocou encanto, nostalgia e alegria através de revestimentos que reproduzem pinturas modernistas. Eles mesclam tons quentes e frios com entusiasmo e irregularidade e possuem texturas que remetem a uma tela de pintura.
Com a assinatura do renomado designer Oskar Metsavaht, a linha Matéria prima, da Portobello, traz o porcelanato esmaltado, voltado às fachadas dos projetos, com paleta de cores que inclui sete tons terrosos, inspirados na natureza. Já a linha Easy, da Ceusa, ousou ao propor uma expressão individual colorida e vibrante em seus revestimentos cerâmicos. As peças se destacam por seus tons berinjela, verde e roxo, que convidam a diversas possibilidades de paginação.
Leia mais: A cor de 2023 da Suvinil: conceito, paletas e como aplicá-la
Lançamentos sustentáveis
Um dos destaques sustentáveis da feira foi a linha Formaküstika, desenvolvida pela Trisoft, empresa conhecida por ter a sustentabilidade como um de seus pilares. A marca apresentou soluções acústicas inovadoras, funcionais e versáteis, produzidas inteiramente com lã de garrafa PET. Os revestimentos acústicos da Trisoft unem design, inovação e praticidade, além de utilizarem o conceito de logística reversa – no pós-consumo, o material pode ser retornado à própria empresa para fins recicláveis.
A reciclagem é uma prática que também se destaca no revestimento cerâmico Lepri Índigo, da Lepri, outro destaque sustentável da feira. No formato 7 cm x 7 cm, as peças carregam uma estética fashionista e foram produzidas através de resíduos têxteis reciclados, como resposta ao descarte indevido de tecidos.
Com esses destaques, a Expo Revestir 2023 manteve seu padrão de inovação, tecnologia e design, inspirando novos ares para os ambientes, em sintonia com soluções que aprimoram a relação entre as pessoas, os espaços e o meio ambiente.
Fonte: CASACOR Abril, Haus, Casa Vogue e Casa e Mercado