Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019: conheça alguns destaques da gastronomia de Curitiba

Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019, conheça alguns destaques da gastronomia de Curitiba - Construtora Laguna

Na última terça-feira (27), os principais nomes da gastronomia curitibana foram anunciados durante a cerimônia do Prêmio Bom Gourmet, uma das premiações mais bem-conceituadas da cidade.

Esta edição do evento, que teve a Construtora Laguna como uma das apoiadoras, comemorou 10 anos de realização do prêmio. Na lista de indicados estavam mais de 200 estabelecimentos e chefs renomados, que foram divididos em três grandes grupos: Especialidades (18 categorias), Especial 10 anos (10 categorias) e Voto Popular (23 categorias).

A intensidade de interação do público foi um diferencial neste ano, visto que as 23 categorias de votação popular somaram mais de 750 mil votos. Nas 18 categorias da etapa Especialidades, as escolhas ficaram sob responsabilidade de 90 jurados convidados, entre eles o Diretor Geral da Laguna, Gabriel Raad. Já os ganhadores da categoria Especial 10 anos foram selecionados por chefs, restaurantes e profissionais ligados ao Bom Gourmet.

Realizada no Teatro Guaíra, um dos endereços mais icônicos da cidade, a celebração reuniu cerca de mil pessoas para um coquetel e um espetáculo com artistas locais. Durante a noite, os convidados também puderam degustar brigadeiros de sabores que homenagearam os mais recentes empreendimentos da Construtora Laguna, ALMÁA Cabral e MAI Terraces.

Conheça a seguir alguns destaques entre os vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019.

Prato Principal: Ernesto Ristorante

Conheça alguns Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019 - Construtora Laguna

O mignon grelhado com creme de cogumelos e risoto de beterraba está no menu do Ernesto Ristorante desde sua inauguração, em 2011, e hoje é um dos carros-chefes.

Trata-se de um filé de 200 g grelhado, temperado com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva e servido com um molho de creme de leite e cogumelos Paris. O acompanhamento traz um leve toque adocicado da beterraba e a construção de sabores é finalizada com queijo grana padano ralado.

Peixe e frutos do mar: A Ostra Bêbada

Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019 - Construtora Laguna

Com um cardápio de inspiração espanhola com toques brasileiros e portugueses, o bar e restaurante A Ostra Bêbada venceu a categoria de peixes e frutos do mar com o polvo à lagareiro. O prato faz parte do menu completo de domingo, composto ainda por entrada, sobremesa e uma bebida (suco, chopp, uma taça de vinho ou café).

Seguindo a receita tradicional portuguesa, o polvo é preparado em duas etapas: cozido e depois finalizado com azeite na panela em baixa temperatura. Para conferir um sabor único ao prato, páprica e salsa são os temperos utilizados e, como acompanhamento, batatas sauté e arroz de brócolis completam a experiência.

Vegetariano: GreenGo

Conheça os destaques do Prêmio Bom Gourmet 2019 - Construtora Laguna

O buda bowl, que também foi indicado ao prêmio em 2017, é um dos grandes destaques do GreenGo, especializado em comida vegetariana. A alimentação budista foi referência na criação do prato, que é servido em uma tigela ou prato de borda alta.

Para manter o frescor dos ingredientes, eles são alterados de três em três meses, valorizando os produtos naturais de cada estação. Outro diferencial é o sistema BYOB (built your own bowl), que permite que o consumidor personalize o prato, escolhendo a proteína, os grãos, as saladas, legumes, purês, crocantes e molhos, sendo todas as opções veganas.

Melhor ambientação de restaurante: Bobardí

Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019, conheça alguns destaques da gastronomia de Curitiba - Construtora Laguna

Pelo segundo ano, o Bom Gourmet contou com a parceria da HAUS, editoria de arquitetura, design e decoração da Gazeta do Povo, para eleger os melhores espaços gastronômicos da cidade.

Entre os restaurantes, o voto popular escolheu o Bobardí como melhor do ano. Localizado no Cabral, próximo ao residencial ALMÁA Cabral, o estabelecimento se propõe a realizar releituras de pratos clássicos da alta gastronomia internacional de forma descomplicada.

A fachada do ambiente conta com grandes painéis de vidro e o aço Corten, presente na fachada, no portão de acesso e no revestimento do bar, segue os grafismos da identidade da marca.

Na entrada, o pé-direito elevado é dividido pela adega e, no salão, uma jabuticabeira ao lado da escada conduz os visitantes ao segundo andar. O público tem total visão da cozinha, separada do salão apenas por vidro.

O Mais Indicado: Restaurante Durski

Destaques da gastronomia de Curitiba - Construtora Laguna

Restaurante mais indicado durante os 10 anos da premiação, o Durski participou na premiação 53 vezes, nas categorias restaurante, adega, couvert, sobremesa, peixe, massa, carne e cordeiro.

Sua adega, com cerca de 11 mil garrafas em estoque e uma das mais renomadas do país, foi premiada em todas as edições. Das quatro vezes em que concorreu como melhor restaurante, foi campeão em duas. Além disso, o petit gâteau de doce de leite especial da chef pâtissier Laysa Durski rendeu ao estabelecimento o título de “Hors-Concours”, já que três das quatro indicações que recebeu foram consecutivas.

Comandado por Junior Durski, citado como melhor chef de cozinha nove vezes, o restaurante é referência em gastronomia internacional, com destaque para o menu ucraniano e polonês. Com capacidade para apenas 40 pessoas e decoração que combina poltronas Luís XV, toalhas de linho egípcio, talheres de prata Christofle e cortinas de linho e veludo, o local é intimista, acolhedor e elegante.

Para conferir todos os vencedores, acesse o site do Prêmio Bom Gourmet.

Leia também: Principais galerias de arte contemporânea de Curitiba

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Um comentário em “Vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2019: conheça alguns destaques da gastronomia de Curitiba

Deixar um comentário