Assim como na moda, o veludo permanece em alta na decoração

Por sua presença comum em vestimentas e acessórios da realeza europeia na Idade Média, o veludo é considerado um tecido nobre e luxuoso até os dias de hoje. Forte tendência na moda, a decoração também recebe elementos aveludados como forma de trazer personalidade e ousadia ao ambiente.

Veludo permanece em alta também na decoração - Construtora Laguna

Com toque extremamente macio e brilho suave, o veludo é visto como um material quente. Por este motivo, é utilizado com mais frequência em regiões de clima ameno, como é o caso de Curitiba, trazendo conforto e aconchego. Conforme sua aplicação, pode adaptar-se a diversos estilos decorativos, do clássico ao contemporâneo, e surpreender em projetos atuais e dinâmicos.

A observação de alguns detalhes é importante para garantir que a decoração seja leve e harmonize com os demais objetos do cômodo. Veja como aplicar o veludo em sua casa garantindo elegância e sofisticação.

Mesclado com tons metálicos

O veludo permanece em alta na decoração - Construtora Laguna

Ao unir elementos metálicos com móveis revestidos em veludo, quebra-se o tradicionalismo comumente atrelado ao tecido e constrói-se um ambiente moderno e inovador. O metal pode estar presente em luminárias, estantes, detalhes do próprio móvel, espelhos e ornamentos diversos.

Assim como na moda, o veludo permanece em alta na decoração- Construtora Laguna

Revestindo móveis de modelagem clássica

Como na moda, o veludo permanece em alta na decoração- Construtora Laguna

Móveis de modelos clássicos com detalhes em veludo ou até mesmo originais antigos, reformados e revestidos com o tecido, trazem um clima retrô para a decoração. Poltronas e sofás aveludados tornam-se mais convidativos e aconchegantes pela maciez do toque.

Contrastando com diferentes texturas

O veludo permanece em alta na decoração - EOS - Construtora Laguna

Mesclar materiais de diferentes texturas é uma excelente maneira de criar um espaço despojado. A madeira e o couro, por exemplo, provocam um contraste interessante com o veludo.

Compondo ambientes monocromáticos

Assim como na moda, o veludo se mantém em alta na decoração - Construtora Laguna

O brilho suave particular do veludo funciona muito bem para destacar elementos de ambientes monocromáticos. Ao utilizar tons pastel, esta estratégia tem ainda a funcionalidade de acentuar o sentimento de conforto e acolhimento.

Como ponto de cor

O veludo permanece em alta na decoração - ROC Batel - Construtora Laguna

Cômodos minimalistas ou predominantemente brancos e de tons neutros ganham mais vida com elementos decorativos e coloridos em veludo, que se destacam e criam uma atmosfera alegre e descontraída.

Veludo permanece em alta na decoração - Construtora Laguna

Em forma de detalhes

O veludo permanece em alta na decoração - MAI Home - Construtora Laguna

Quem tem receio de arriscar e prefere uma decoração discreta pode apostar nos detalhes. Almofadas, pequenos tapetes ou mantas de veludo são suficientes para agregar sofisticação ao local. Além disso, são fáceis de substituir e permitem diversas variações.

Em projeto desenvolvido para evento da Casa Sul no MAI Home, Talita Nogueira utilizou o veludo azul em contraste com as cores claras do sofá e das paredes, harmonizando com os quadros que compuseram o ambiente.

Leia também: Ideias para decorar varandas fechadas

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário