Projetos paisagísticos são estudos voltados para a elaboração de uma área externa, que pode ser urbana, corporativa ou residencial. Aspectos como caminhos, áreas sociais e de lazer, serviços, entradas e saídas são pensados de forma harmoniosa e técnica. Além disso, eles visam beneficiar as cidades, suas áreas públicas e a população no geral.
Um dos aspectos de um bom projeto paisagístico é o conforto térmico. Os elementos como tetos e paredes verdes, que possuem a presença de plantas, além de oferecerem benefícios estéticos aos espaços também são isolantes térmicos responsáveis por melhorar o conforto dos ambientes e conectá-los com o meio externo.
Entre outras vantagens, áreas verdes contribuem com a absorção da umidade do ar e consequentemente melhoram sua qualidade. Além disso, a presença de sombras de árvores em empreendimentos residenciais tanto valoriza o imóvel como também mantém uma temperatura agradável, proporcionando bem-estar na rotina dos moradores.
Projetos paisagísticos que inserem vegetações nas cidades contribuem com elas de várias maneiras. Confira a seguir.
- Auxiliam na purificação de poeiras e materiais residuais, atingindo de forma positiva a composição atmosférica e reciclando gases por meio de mecanismos fotossintéticos.
- Equilibram o solo-clima-vegetação, filtrando a radiação solar, amenizando a temperatura e conservando a umidade do solo.
- Abrigam a fauna existente e auxiliam no balanço hídrico.
- Valorizam os espaços, conectando o homem à natureza.
Viver perto de áreas verdes também reduz as chances de adquirir doenças como obesidade, hipertensão e transtornos de humor como ansiedade e depressão.
O paisagismo torna-se um tipo de solução que ameniza os problemas causados pela rotina dos grandes centros urbanos. Praças e parques criados com qualidade proporcionam tranquilidade e momentos saudáveis de lazer à nossa rotina.
Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota analisou pacientes cardíacos em Nova Iorque e aponta que pessoas que viram imagens da natureza e escutaram barulhos de pássaros, água ou brisa do mar tiveram a ansiedade amenizada.
Os paisagistas desenvolvem projetos em que as ideias normalmente estão alinhadas com soluções para as questões sociais e ambientais das cidades, a fim de beneficiar cada vez mais seus habitantes.
O macropaisagismo engloba praças, parques, áreas livres, praias, rios e paisagismo rural e rodoviário. Um exemplo de macropaisagismo é o Parque Barigui em Curitiba.
Já o micropaisagismo ocupa-se de projetos em escala de lote urbano, abrangendo de varandas de apartamentos a paisagismo para interiores — residências unifamiliares, multifamiliares e projetos comerciais e institucionais são alguns dos exemplos.
O Parque Passaúna, localizado próximo a região da Santa Felicidade, é outro destaque de paisagismo em Curitiba. O local possui a maior área de preservação da cidade, com um total de 6,5 mil metros quadrados. Atualmente nossa capital tem 27 áreas de bosques urbanos particulares preservados — um total de 361 mil metros quadrados.
Os projetos desenvolvidos pela Construtora e Incorporadora Laguna contam com o paisagismo como diferencial, tanto na decoração quanto no entorno.
O ALMÁA Cabral é um imóvel-arte que proporciona mais qualidade de vida na rotina. Este verdadeiro oásis urbano em pleno Cabral une conforto e contato com a natureza, próximo a lugares estratégicos do cotidiano.
Já o MAI Terraces oferece aos moradores ambientes abertos e extensas varandas nas unidades, para proporcionar a inconfundível experiência de desfrutar de uma vista exuberante, próximo a muito verde e em uma das regiões mais nobres de Curitiba.
Localizado no terreno onde será construído o próximo lançamento Laguna, na Alameda mais charmosa da cidade, o Jardim PINAH é um presente para os curitibanos. A principal proposta do projeto paisagístico do Jardim e da fachada do PINAH é que as 13 araucárias e a natureza do terreno sejam elementos centrais.
O espaço também dispõe de totens que contam um pouco mais sobre as árvores que serão plantadas, sobre o bosque que será implementado no terreno do PINAH e sobre as aves que serão atraídas pela flora do local, além do conceito e inspiração do projeto.
Venha fazer uma visita a esse espaço que criamos para você contemplar momentos de lazer e conectar-se com a natureza!
Alameda Presidente Taunay, 680. Diariamente, das 9h às 18h30.