Conheça o carro voador da Embraer

Carro voador Embraer

Recentemente, a Eve, braço da Embraer para a fabricação de automóveis aéreos, divulgou a criação de um carro voador elétrico, que está sendo desenvolvido para revolucionar a mobilidade urbana. A seguir, confira mais detalhes sobre esse projeto.

O carro voador da Embraer

Os avanços tecnológicos materializam, a cada dia, inovações que há algumas décadas eram inimagináveis. Um destaque recente é o projeto da Embraer de um eVTOL: veículo elétrico aéreo com decolagem e aterrissagem vertical.

Como uma melhor solução para o setor global da mobilidade aérea urbana, o carro voador divulgado pretende conciliar sustentabilidade, segurança, acessibilidade e baixos custos. A previsão é de que o veículo possa percorrer curtas distâncias, de 16 a 48 quilômetros, e que comporte quatro passageiros mais o piloto. Já em modo autônomo, espera-se que o carro voador comporte até seis ocupantes.

O desenvolvimento do eVTOL corresponde a uma crescente demanda de investidores por empresas de tecnologia. Segundo a Embraer, foram mais de US$ 185 milhões investidos no fechamento do negócio, a partir de 18,5 milhões de ações ordinárias da Eve.

Por dentro do eVTOL

O carro voador da Eve se assemelha a um helicóptero, porém seu custo operacional será bem mais acessível. Em relação ao design, o eVTOL possui asas e cauda convencionais e oito rotores fixados nas asas. Estes agregam confiabilidade e segurança a partir de um desenho minimalista e funcional.

O interior da aeronave segue a mesma proposta simples e intuitiva. Ele será composto por assentos voltados um de frente para o outro, com uma paleta de cores que harmoniza azul, branco e verde.

O projeto do eVTOL da Embraer mescla a mobilidade de ônibus, táxis e aplicativos de carona paga. A previsão, nesse sentido, é de que o veículo possa operar a partir de rotas pré-estabelecidas e aceitar reservas, pagamentos e demais interações via smartphone ou outros dispositivos. Já em relação a veículos aéreos convencionais, os oito rotores do eVTOL irão favorecer uma condução mais silenciosa e sustentável.

Até agora, os vertiportos, locais adaptados para receber os carros voadores do tipo eVTOL, estão no Aeroporto Internacional Tom Jobim e no Centro Empresarial Henrique Simonsen, ambos no Rio de Janeiro.

Mobilidade ecológica

O carro voador da Embraer marca um importante passo do mercado sustentável, abraçando tecnologias emergentes e novas possibilidades para o setor da mobilidade aérea urbana. Criações como os veículos eVTOL conciliam economia, sustentabilidade e adaptabilidade, de modo a atender a demandas com agilidade, menor custo e em sintonia com compromissos ambientais.

A ACCIONA, empresa global comprometida com a economia descarbonizada e parceira no desenvolvimento do eVTOL da Embraer, destacou o carro voador como uma solução que acelera o desenvolvimento sustentável da mobilidade aérea urbana, sem deixar o conforto de lado. Além do baixo nível de ruído, a aeronave da Eve planeja ser um veículo com zero emissão de carbono.

A previsão é de que, até 2035, mais de 200 veículos do tipo eVTOL estejam em circulação no Brasil, transportando cerca de 4,5 milhões de passageiros por ano, em mais de 100 rotas no Rio de Janeiro e região metropolitana. Com sucesso, as rotas dos carros voadores poderão se expandir para outras regiões, incluindo até mesmo cidades como Londres e Miami.

Leia mais: As principais tendências do Green Building

Fonte: Exame, CNN Brasil, Veja Abril, Casa Vogue e G1 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário