Exposição que traz as grandes apostas de marcas do mundo todo para o setor automobilístico, o Salão do Automóvel de Genebra aconteceu durante os dias 5 e 17 deste mês, e apresentou a força da eletrificação no segmento.
Para empresas como Renault, Hyundai, Nissan e Kia, o investimento em carros elétricos já não é novidade, mas pela variedade de modelos exibidos na feira europeia é possível notar que grande parte das montadoras também está sentindo a necessidade de acompanhar as inovações do mercado.
Com esta adaptação, a prioridade das marcas é atingir principalmente o comércio europeu, que está sendo transformado pelas medidas de redução de emissões de poluentes e gás carbônico. Tais medidas buscam combater o aquecimento global, desvalorizando automóveis com motores movidos a gasolina ou a diesel.
O acordo tratado pela União Europeia implica que a produção de CO² dos veículos novos deverá ser reduzida em 37,5% até 2030 e a dos veículos utilitários (caminhonetes, vans, furgões, etc.), em 31%. A meta será calculada com base no nível de emissão de 2021, com uma sugestão de redução intermediária de 15%, a ser alcançada até 2025.
Com a visibilidade do Salão do Automóvel, as marcas que estão desenvolvendo novos modelos elétricos buscam atrair o consumidor e impulsionar as vendas. O crescimento da demanda possivelmente irá reduzir os custos de produção e, consequentemente, os preços.
Entre os destaques da exposição estão os modelos urbanos da Citroën e Honda, os SUVs das luxuosas Aston Martin, Audi e Mercedes, o coupé da Škoda, a versão elétrica do Peugeot 208 e o e-Soul, um crossover compacto da Kia.
O total de carros elétricos em circulação no mundo já excede a marca de 3 milhões, a maioria na China, seguida pela Europa e pelos Estados Unidos. A atual líder internacional de vendas é a Tesla, especialista em automóveis de alto padrão movidos a energia elétrica. Já na Europa, os grandes nomes são a Nissan e a Renault.
No Brasil, este mercado está começando a ganhar força e grandes empresas já buscam soluções práticas e econômicas para facilitar a vida de proprietários de carros elétricos. A Construtora Laguna, que aplica tecnologias sustentáveis em todos os seus empreendimentos, irá disponibilizar recarga elétrica gratuita, tanto para automóveis quanto para bicicletas, para os moradores de seus dois novos residenciais, o MAI Terraces e o ALMÁA Cabral. Além disso, cada um dos empreendimentos terá um carro elétrico disponível para uso comum.
Para garantir que o automóvel seja abastecido com energia limpa, a construtora irá gerar toda a demanda energética por placas fotovoltaicas, que ainda serão capazes de alimentar cerca de 30% da eletricidade utilizada pelos condomínios.
Leia também: Além do meio ambiente: 5 benefícios de residências sustentáveis para a vida dos moradores