A tecnologia vem revolucionando toda a cadeia da área da saúde, removendo barreiras e contemplando profissionais e clientes com tecnologias que variam desde o machine learning até a Inteligência Artificial. Entre essas soluções inovadoras estão os marketplaces de saúde, plataformas que integram uma variedade de recursos e serviços voltados ao setor. Saiba mais abaixo!
A ascensão dos marketplaces de saúde
Com os avanços tecnológicos, o contexto contemporâneo da área de saúde vem consolidando um novo formato de atendimento que empodera o consumidor e otimiza o acesso a inúmeros serviços de saúde de forma ágil e segura.
Em um só lugar, essas plataformas integram tecnologias avançadas, parcerias com startups, planos de saúde, entrega de medicamentos, consultas virtuais, kits de alimentação saudável e serviços como cirurgias, laudos médicos, exames e tratamentos específicos.
Por meio de soluções como essas, os marketplaces de saúde vêm democratizando o acesso a serviços de qualidade e conectando pacientes e profissionais de inúmeras especialidades de modo híbrido – presencial e virtual. Com todas as informações necessárias centralizadas em um sistema, o usuário pode acessá-las a qualquer hora, em qualquer lugar e, assim, monitorar sua saúde com maior facilidade.
Para os profissionais da saúde, esses marketplaces proporcionam maior conectividade entre médicos e demais atuantes da área. Para consultórios e clínicas, otimizam o atendimento por meio de ferramentas virtuais que reduzem custos, esforços e tempo de espera. Para os pacientes, facilitam o acesso a atendimentos especializados, inclusive com opções de clínica locais, próximas aos usuários.
Exemplos práticos
Atualmente, diversas empresas consolidam a ascensão dos marketplaces de saúde, com a integração de inúmeros serviços. Algumas delas são:
- Saúde iD: a preços acessíveis, oferece exames, cirurgias, consultas (com retorno), teleconsultas e teleassistência, tanto para casos de baixa complexidade como de urgência. Assim, colabora para que os pacientes evitem filas de espera em hospitais e prontos-socorros. Conta com consultas presenciais e empodera o cliente possibilitando que ele acesse todas as informações relacionadas à sua saúde em um único lugar – com o prontuário eletrônico e o histórico de consultas, de exames e de procedimentos médicos.
- Vida V: seu objetivo é proporcionar o acesso à saúde e a serviços complementares, humanizados e de qualidade a pessoas que não têm plano de saúde, agregando ao ecossistema de saúde. Oferece consultas, pré-avaliação de cirurgias, prescrições médicas, atestados e descontos em farmácias. Pode-se acessar e contratar os serviços de forma fácil e rápida, pelo próprio celular.
- Ticket Saúde: oriunda da França, a Ticket atua no segmento dos marketplaces de saúde com foco em funcionários de empresas. Entre os serviços oferecidos destacam-se atendimentos odontológicos, cirurgias, consultas, pacotes de emergência médica, descontos em farmácias com delivery, orientação médica por telefone 24h e seguro internação.
Com soluções como essas, os marketplaces de saúde centralizam serviços que proporcionam mais qualidade de vida – abrangendo desde monitoramento e atendimentos preventivos até cirurgias de diferentes especialidades – ao conectar profissionais e pacientes e ampliar cada vez mais o acesso dos usuários.
Fonte: Valor Econômico, Saúde Digital News, Forbes e TI Inside