Low touch economy: o mercado que independe de contato

Mulher fazendo uso do Low Touch economy no dia a dia

As normas de distanciamento social decorrentes da pandemia impulsionaram a readaptação do comércio e, com isso, o surgimento de novos hábitos de consumo.

Para que os negócios possam continuar operando, a tecnologia tem sido uma forte aliada. Nesse cenário, a tendência da low touch economy vem se consolidando cada vez mais. Saiba mais sobre ela abaixo.

A low touch economy

O conceito de low touch economy – traduzido para o português como “economia de baixo contato” – refere-se ao modelo de mercado que se consolidou em 2020, com a chegada da pandemia.

De grande conveniência no contexto de isolamento social, essa tendência movimentou a economia e expandiu as possibilidades do comércio com a interessante opção de operar com o menor contato físico possível entre empresas, consumidores e tecnologia.

Agregando mais autonomia e agilidade na oferta de produtos e serviços, a low touch economy proporciona segurança e eficiência para que as empresas continuem operando e, os clientes, consumindo.

Como a low touch economy se aplica

Low touch economy aplicada na prática
LOJA AUTÔNOMA DA AMAZON GO, MODELO CARACTERÍSTICO DA LOW TOUCH ECONOMY

Essa tendência vem para atender um consumidor cada vez mais engajado com a tecnologia e com ambientes virtuais, que preza por atendimentos ágeis que incluem recursos como automação e chatbots. Alguns exemplos da low touch economy são:

  • Lojas autônomas: a rede americana Amazon Go aplica essa tendência em um supermercado autônomo sem caixas no qual o acesso do consumidor é liberado por smartphone.

O pagamento das compras ocorre via sensores, que debitam o valor em conta. Para isso, a loja dispõe de câmeras que detectam movimentos, objetos e produtos. Os detalhes da transação podem ser verificados por meio de um aplicativo.

  • Exposições artísticas: o segmento artístico encontrou nos ambientes virtuais novas formas de expandir e democratizar o acesso à arte. Plataformas como o Google Arts & Culture e sites como o da Brasil 3D possibilitam que os usuários visitem remotamente galerias físicas.

As exposições em 3D oferecem experiências bem próximas às das visitas físicas, com a vantagem de que os internautas podem conhecer mostras de todo o mundo, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) ao Museum of Modern Art (MoMA).

Com a telemedicina, os pacientes podem: agendar e realizar consultas virtuais, efetuar pagamentos e receber receitas, diagnósticos, tratamentos e orientações médicas de especialistas treinados para realizar o atendimento remoto.

  • Restaurantes: a low touch economy também já se faz presente no ramo alimentício. Um exemplo disso é o restaurante James, situado no Brooklyn, em Nova York, que busca operar com o mínimo possível de contato físico.

No estabelecimento, as interações são mediadas por smartphones. Os clientes acessam o cardápio nas mesas através de um display com QR Code, que os direciona para o site do restaurante. O pedido e o pagamento também são realizados pelo celular.

Low touch economy para pagamentos via QR Code

Vantagens da tendência

Diversos são os benefícios desta tendência que veio para agilizar a oferta e o consumo de serviços e produtos: economia de tempo e deslocamento; processos mais seguros; inovação; e melhorias na experiência do cliente.

Entre outras vantagens, aderir ao mercado digital possibilita expandir a empresa para novas regiões e proporcionar aos consumidores atendimento personalizado, rapidez, autonomia e comodidade.

Tendências como a low touch economy demonstram que aliar a tecnologia à conveniência vem consolidando novas formas de consumir e ofertar, nas quais prevalecem a agilidade, a inovação e a experiência.

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