Oportunidades para investir no fim de 2023

Mercado imobiliário 2023

Na reta final de 2023, especialistas alinham oportunidades para investir ainda em 2023, ao passo que desenham suas perspectivas para o mercado imobiliário do ano seguinte. Saiba mais abaixo!

Oportunidades para investir em imóveis

O fim de 2023 aponta projeções positivas dos agentes do mercado imobiliário. Entre abril de 2021 e abril de 2022, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias registrou uma valorização média de 17,43% nos imóveis. Se esse cenário for replicado de 2023 para 2024, há uma tendência de que, junto ao reajuste no valor das unidades, haja uma valorização delas em termos reais.

Em detrimento dos juros altos, os imóveis seguem sendo uma ótima alternativa de investimento, pois são um ativo financeiro com utilidade preservada, seja para fins comerciais ou moradia. Além disso, esse tipo de investimento costuma proteger o proprietário contra as oscilações da economia.

De maneira geral, o investimento em imóveis tende a uma maior valorização em comparação a outros ativos. Em Curitiba, entre abril de 2022 e março de 2023, percebeu-se um aumento no preço de imóveis novos e usados, registrado por um levantamento do FipeZap.

O índice mostrou que o aumento do metro quadrado na capital paranaense chegou a 11,62%. Esse número, acima da média nacional, evidencia a valorização imobiliária em Curitiba e aponta a cidade como destino seguro e rentável para quem busca fortalecer o patrimônio.

Leia mais: Diferenciais que influenciam a ascensão dos imóveis de alto padrão

Fundos de investimento imobiliário (FIIs)

Oportunidades para investir em imóveis

Nesse mercado, os fundos de investimento imobiliários (FIIs) tendem a continuar entre as oportunidades mais atrativas de rentabilidade. Um fator que favorece esse tipo de ativo é o número de cotistas por fundos imobiliários, que nos últimos 6 anos cresceu de 4,7 mil para 89 mil.

Conforme especialistas, o ideal é que quem já se encontra entre os investidores de FIIs reavalie suas escolhas e estratégias da carteira de investimentos. Para o momento, a orientação é seguir aplicando em cotas, visto que os valores patrimoniais estão sendo negociados com certo desconto. Além disso, a taxa média de rentabilidade dos FIIs tem demonstrado melhora.

Esse é um bom período para quem deseja adquirir cotas com desconto e desfrutar vantagens em médio prazo. Além disso, a redução da atratividade da renda fixa tradicional, prevista para os próximos 12 a 18 meses, tende a movimentar cada vez mais investidores ao mercado dos fundos imobiliários.

Nesse tipo de investimento, a tendência é que o fundo opere com uma rentabilidade acima do juro real das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), que pode se aproximar de 4%, segundo as projeções. Ou seja, há vantagem para o investidor com essa taxa e com a diferença do ganho pago pelos ativos nos quais o fundo está alocado.

Investimento no Tesouro Direto

Ao contrário da maior parte dos ativos, os títulos públicos do Tesouro Direto são um tipo de investimento capaz de aproveitar os períodos de alta da taxa Selic. Para esse momento, uma oportunidade é apostar em títulos públicos indexados à inflação (IPCA+).

Esse investimento tem mostrado vantagens com o aumento das taxas dos treasuries nos Estados Unidos, ocorrido no mês de julho. Desde então, esse movimento fez com que as taxas da renda fixa longa do Brasil saltassem 15 pontos, justo nos últimos cinco marcos de negociações de ações e demais ativos do mercado de investimento brasileiro.

Com isso, desde julho o Tesouro IPCA+ 2045 passou a gerar um rendimento de +5,53% ao ano. Esse cenário promissor aproxima as taxas do Tesouro Direto da média histórica e cria perspectivas positivas para o contexto macroeconômico do Brasil.

Investimentos em renda fixa: LCA e LCI

A plataforma de planejamento financeiro SuperRico divulgou um ranking com os melhores investimentos de renda fixa para 2023. O primeiro lugar foi ocupado pelas Letras de Crédito Imobiliário (LCA) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCI).

Tanto as LCA como as LCI se mostram ativos vantajosos, pois são isentas do Imposto de Renda, ou seja, conferem aos investidores uma rentabilidade líquida sem descontos, diferente dos ativos de renda fixa mais comuns.

No mercado imobiliário, a Laguna se destaca por imóveis-arte de alto padrão que são ótimas opções de investimento. Criações como o BIOOS, o VAZ e o TREVI Batel reúnem localização privilegiada, inovação, tecnologia de ponta e diferenciais sustentáveis, aspectos muito valorizados no setor.  

Na Galeria Laguna, clientes e investidores podem conversar com os consultores para saber mais sobre as soluções de alto padrão dos imóveis-arte. O espaço funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713.

Fonte: E-Investidor (Estadão), Gazeta do Povo, Baggio Imóveis e Inteligência Financeira

Posts relacionados

  1. Decoração de interiores
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário