A pauta global da sustentabilidade tem motivado as organizações a adaptar seus modelos de negócio para integrar as práticas de ESG – Environmental, Social and Governance. Nesse contexto, pesquisas mostram que os investimentos estão cada vez mais rentáveis para as empresas que desenvolvem produtos e serviços relacionados a esses pilares. Confira detalhes a seguir.
Investimentos em ESG em ascensão
Em todo o mundo, as questões climáticas mobilizam debates e cobranças acerca da responsabilidade social, ambiental e de governança das empresas. Atualmente, a pontuação ESG de uma corporação pode ser um fator determinante para atrair investimentos externos. No relatório ESG Radar 2023, a empresa de serviços digitais Infosys demonstrou que ações podem impactar o lucro das organizações, a depender das práticas ESG adotadas.
O estudo contou com a participação de mais de 2,5 mil executivos e gerentes de empresas com receita anual superior a US$ 500 milhões, oriundas de países como Estados Unidos, França, Alemanha, China e Índia. Do total de entrevistados, 90% alegaram que práticas ESG trazem retornos financeiros vantajosos para as organizações. Destes, 41% afirmaram que esses retornos aconteceram em um período de dois a três anos.
A pesquisa mostrou, ainda, que os investimentos em empresas que possuem essa abordagem devem alcançar a marca dos US$ 53 trilhões em 2025, valor que corresponde a um terço dos ativos globais sob gestão. Esses dados reforçam como a adesão às práticas ESG vinculadas a estratégias de negócio podem ser rentáveis, em um nicho crescente e cada vez mais relevante.
Leia mais: Imóveis de alto padrão em Curitiba atendem a exigências globais
Empreendimentos pensados no amanhã

A Laguna é a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. Em seu portfólio, a empresa soma grandes certificações mundiais que atestam suas práticas sustentáveis e seu comprometimento com o âmbito socioambiental.
Em 2023, o Grupo Laguna se tornou uma Empresa B, integrando o seleto grupo de 18 empresas brasileiras da construção civil com a certificação. O movimento global de Empresa B reconhece organizações que conciliam bem-estar social e ambiental ao sucesso econômico, impactando o mundo positivamente. Entre os critérios avaliados pelo sistema, há aspectos ligados à comunidade, à governança e ao meio ambiente.
No Grupo Laguna, diversas são as práticas ESG que correspondem às normas da certificação e reafirmam nosso compromisso com os impactos socioambientais. Entre elas estão: gestão de resíduos, treinamentos voltados à saúde e à segurança dos colaboradores, gestão do clima organizacional, incentivo à mobilidade sustentável e monitoramento do consumo energético e hídrico.
Como resultado das boas práticas adotadas, a Laguna possui e busca importantes certificações globais para seus imóveis-arte, incluindo os selos WELL, LEED e GBC Condomínio, ferramentas que atestam a preocupação com a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar humano nas construções.
No âmbito social, a Laguna aposta em projetos estratégicos que aliam seus objetivos construtivos a ações coletivas. A empresa também apoia iniciativas de responsabilidade social e educacional envolvendo os colaboradores e a comunidade, como um todo, e atua em trabalhos voluntários e doações. Já no quesito de sustentabilidade, a Construtora Laguna investe em inúmeros diferenciais construtivos e tecnológicos para gerar impactos positivos que contribuem com a preservação ambiental.

No TREVI Batel, por exemplo, a construtora utilizou um sistema de geração de energia renovável com painéis fotovoltaicos. A energia gerada estimada será suficiente para carregar um carro elétrico com 38 km de autonomia diária, por apartamento, e poderá ser usada no consumo da própria unidade, garantindo até 12% de economia.
No recém-entregue AMPIO, diversas estratégias contribuem para reduzir em 41% as emissões de GEE na atmosfera, através da eficiência energética. Entre elas estão: placas fotovoltaicas que atendem parte do consumo das áreas comuns, esquadrias de alto desempenho térmico e acústico, vidros insulados ou laminados e painéis fixos e móveis tipo brise na fachada.
Na Galeria Laguna, diversas soluções geram benefícios nos âmbitos social e ambiental e são atestadas por grandes certificações da construção civil, como a TRUE Zero Waste e os selos LEED e WELL Platinum. São elas:
- Central de resíduos, compostagem de resíduos orgânicos e práticas de reciclagem via cooperativas parceiras.
- Escolha cuidadosa de materiais para gerar o menor impacto ambiental possível.
- Mais de 80% dos resíduos gerados durante a construção do edifício foram desviados de aterros sanitários e destinados ao reúso ou à reciclagem.
- Disposição de lixeiras em diversos pontos do edifício para a separação correta de resíduos.
- Na Galeria Laguna, 9 a cada 10 sacolas de resíduos geradas são recicladas ou compostadas.
- Estratégias eficientes e reúso da água permitem economizar o equivalente a 170 mil garrafas de 500 ml de água anualmente.
- Geração de energia renovável que reduz os impactos ambientais e equivale ao plantio de 781 árvores.
Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem ser atendidos pelos nossos consultores e conhecer mais diferenciais dos imóveis-arte, que aliam conforto, eficiência, tecnologia e impactos ambientais positivos. O local abre de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na Av. do Batel, 1713. Conheça!