Networking: cultive sua rede de relacionamento

Cultive seu networking - Construtora Laguna

Seja qual for sua área de atuação, relacionar-se bem com as pessoas é uma habilidade que gera inúmeros frutos positivos. Investir tempo em networking, ou seja, na construção e, principalmente, no cultivo de uma rede qualificada de contatos com interesses em comum, é tarefa que deve ser agregada à rotina de qualquer profissional.

A troca de experiências, o compartilhamento de ideias e informações, a possibilidade de estabelecer parcerias, participar de novos projetos e até mesmo conquistar oportunidades de trabalho são alguns dos objetivos do networking. Porém, a impressão de um relacionamento pouco autêntico ou artificial faz com que muitas pessoas interrompam o processo logo após a troca de cartões de visita ou o convite de conexão em redes sociais como o LinkedIn.

Networking não é apenas uma lista de telefones e e-mails de pessoas que podem oferecer algo, mas sim uma rede de relacionamento que precisa ser cultivada e valorizada para que aconteça de maneira natural e proveitosa. Confira dicas para manter um bom networking.

Preserve conexões verdadeiras

Networking, cultive sua rede de relacionamento - Construtora Laguna

Assim como em qualquer relacionamento, no ambiente profissional também é importante trocar ideias e procurar saber das novidades sem que haja segundas intenções. Procure assuntos em comum com as pessoas para se conectar com elas de tempos em tempos, compartilhando conteúdos interessantes e interagindo com suas atualizações online, por exemplo.

Equilibre o real e o virtual

As redes sociais facilitaram muito a comunicação, permitindo que sejam realizados diálogos e interações entre diversas pessoas ao mesmo tempo, a qualquer hora e sem barreiras geográficas. Com a rotina agitada, certamente isso é uma grande vantagem no cultivo da sua rede de contatos, porém, uma conversa pessoalmente ainda tem muito valor.

Aproveite todos os benefícios que o universo virtual pode oferecer, mas não deixe de lado o encontro no café, o almoço com colegas do mesmo prédio comercial, o happy hour e qualquer oportunidade de contato presencial. Espaços como o MAI Work, por exemplo, que contam com uma área de convivência agradável e reúnem profissionais de diversas áreas, oferecem ótimas possibilidades para aprimorar o networking.

Networking, cultive sua rede de relacionamento - MAI Work - Construtora Laguna

Frequente lugares variados

Comparecer a workshops, palestras, cursos e congressos é ótimo para seu crescimento profissional e para fazer contatos, mas ir sempre aos mesmos eventos todos os anos limita suas chances de conhecer pessoas novas e que possam trazer conhecimentos diferentes dos seus.

O networking também pode ser construído em um show, em parques e durante diversas atividades de lazer. Pessoas de outras áreas e com visões de mundo diversas podem trazer ótimos insights e estimular a criatividade no seu trabalho.

Seja sempre atencioso

Pode parecer óbvio, mas é válido reforçar: gentileza e solidariedade são valores que devem ser aplicados em qualquer situação. Responda todas as mensagens e convites enviados, mesmo os de pessoas com quem você não tem afinidade. Pequenos gestos mostram respeito e consideração, além de poderem resultar em portas abertas no futuro.

Uma prática que deve ser evitada ao máximo é o envio de mensagens automáticas e impessoais. A comunicação personalizada e direcionada é imprescindível para nutrir um bom relacionamento profissional.

Invista em seu repertório

O verdadeiro networking tem como base relações de troca; além de pensarmos nos benefícios que podemos ganhar, devemos também nos preocupar com o que temos a oferecer. Dedique tempo para descobrir e desenvolver seus pontos fortes, se informe sobre assuntos variados e ofereça ajuda quando achar que pode ser útil, se mostrando disponível sempre que preciso.

Informar seus contatos sobre sua situação profissional, seus projetos e capacidades e expor o que você tem a oferecer é importante para aumentar as chances de conexão. Manter suas redes sociais atualizadas e produzir conteúdo relevante são maneiras de iniciar o diálogo com alguém que você ainda não conhecia ou com pessoas que possam oferecer conselhos, sugestões e até propostas.

Leia também: Lições para aprender com as mulheres mais poderosas das séries de TV

A Construtora e Incorporadora Laguna possui mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário e desde 1996 vem desenvolvendo empreendimentos únicos, de alto valor agregado.

Visite nosso site para saber mais construtoralaguna.com.br

Deixar um comentário