Comuns em crianças e adultos de todas as idades, as dores de ouvido podem ter diversas causas, entre elas a entrada de água da piscina, do mar ou do chuveiro. Confira importantes informações e dicas do otorrinolaringologista Dr. Paulo Mendes Jr. para preservar a saúde dos ouvidos e evitar alergias e inflamações durante as mudanças de estação.
Atenção à saúde dos ouvidos
Diversos fatores podem ser responsáveis por dores no ouvido no dia a dia: problemas nos dentes, infecções, entrada de água ou mesmo micose. Esta última é um sintoma que tende a causar forte incômodo, podendo inclusive ocasionar outros problemas de saúde, e que, portanto, demanda tratamento médico.
Para dores de ouvido provocadas por secreções ou possível entrada de água, o Dr. Paulo Mendes Jr. recomenda o uso de bolsas de água morna, anti-inflamatórios e, principalmente, a retirada da água do ouvido, inclinando a cabeça para baixo.
Principais sintomas
Para ajudar a identificar problemas na audição, o Dr. Paulo Mendes lista alguns sintomas que vão além das dores e variam de acordo com a idade da pessoa. Em crianças pequenas, se manifestam a partir de:
- Sinais de perda de equilíbrio
- Temperatura corporal alta – a partir de 38 °C
- Falta de reação a sons
- Alimentação escassa
- Irritabilidade
- Dificuldade para descansar ou dormir
- Hábito de puxar ou esfregar a orelha
Já em adultos, os sintomas mais comuns são:
- Coceira
- Febre
- Perda de apetite
- Dor intensa
- Zumbido
- Secreção
- Perda de qualidade da audição
- Sensação de haver algum corpo estranho na orelha
Diagnóstico e tratamento
Ao procurar um médico especialista, o paciente terá avaliado pelo profissional seu histórico de inflamações no ouvido, para que se possa diagnosticar o problema e a causa. O profissional também irá avaliar se algo entrou no canal auditivo do paciente e sintomas de outros problemas de saúde que possam estar associados.
O Dr. Paulo Mendes Jr. indica que, dependendo da causa, os tratamentos podem incluir o uso de analgésicos (como ibuprofeno, dipirona ou paracetamol) e de compressas de água quente ou fria na região do ouvido, para amenizar as dores.
Ainda, ele recomenda que diante desses desconfortos o paciente fique atento a possíveis inflamações e evite tanto a entrada de água quanto a introdução de objetos como cotonetes no canal auditivo.
Cuidados com a saúde em mudanças de estação
Durante mudanças de estação, como o outono, que antecede o inverno, o Dr. Paulo Mendes Jr. recomenda lavar cobertores, mantas, cachecóis e afins guardados no armário. Após a higienização das peças, ele indica colocá-las no sol para secarem, a fim de reduzir os ácaros acumulados e possíveis odores. Dessa forma, evitam-se sintomas alérgicos.
Outra dica se refere à lavagem do nariz com soro fisiológico diariamente: ao acordar, à tarde e antes de dormir. Assim você mantém o nariz hidratado e remove impurezas inaladas e secreções que provocam alergias.
Para tirar dúvidas ou recorrer a um tratamento, consulte o Dr. Paulo Mendes Jr. por meio dos canais de atendimento ou redes sociais disponíveis e confira mais detalhes nos vídeos abaixo!
Otorrinolaringologista do Centro de Rinite e Alergia do Hospital IPO
Av. Rep. Argentina, 2069, Água Verde – Curitiba/PR
Contatos: (41) 3093-9796 | (41) 3314-1500