Checklist: saiba o que fazer em um pós-mudança

Pessoas em pós-mudança

Após ter sistematizado sua mudança com o auxílio de uma checklist, você acaba de chegar ao seu novo imóvel, mas se depara com o seguinte problema: não sabe o que deve ser priorizado na hora de organizar os itens.

Quem passou recentemente por processos de transportar móveis por carreto ou realizar uma mudança de casa sabe o quão desgastantes e estressantes eles podem ser. Entretanto, é possível que as coisas piorem se você não tiver um procedimento detalhado para organizar os objetos pós-mudança.

A maioria das pessoas sentem-se inquietas ou ansiosas para arrumar tudo e ver como o novo lar ficará com os móveis. Mas é importante lembrar que seu antigo imóvel também passou por um longo processo de organização para que tudo ficasse de acordo com seu estilo de vida.

Dessa forma, nesta publicação produzida em parceria com a Horizontal Transportes, compartilhamos com você detalhes do que deve ser priorizado em um pós-mudança e o que pode ser deixado para fazer com o decorrer do tempo.

Checklist de pós-mudança

Homem fazendo anotações

Trata-se de uma ferramenta muito utilizada no meio corporativo. Ela tem como objetivo organizar as tarefas em ordem cronológica para que, após completadas, sejam marcadas como concluídas, sem que nenhuma deixe de ser feita.

Sabendo da eficiência dessa ferramenta, decidimos utilizá-la para auxiliar você na verificação, execução e conclusão das tarefas relacionadas à organização dos itens da sua mudança. As dicas que vamos compartilhar a seguir são referentes à chegada ao novo imóvel.

Inventário dos itens

As empresas de mudança fazem uma visita técnica para saber o que será transportado e criar o inventário dos itens. O cliente recebe uma cópia do inventário, pelo qual verificará depois se todos os itens chegaram ao novo imóvel.

Recomenda-se que se acompanhe o descarregamento e que os itens que estão sendo descarregados sejam marcados no inventário. Essa etapa é bastante importante, pois irá garantir que não restem dúvidas em relação à chegada dos objetos.

Inspecione as caixas

Complementando a dica anterior, ao chegar à casa nova lembre-se de inspecionar as caixas e checar se algum item sofreu dano, pois nem sempre é possível verificar tudo no transcorrer da mudança.

Examine principalmente as caixas que possuem objetos frágeis e as que estão visivelmente amassadas. É extremamente normal que algumas amassem durante o processo pós-mudança. Por isso, é importante verificar se elas cumpriram o objetivo de proteger seus pertences.

Independentemente do momento, não deixe de analisar todos os itens para depois informar à empresa de mudança.

Esqueceu de trocar algum endereço?

Aconselhamos que essa tarefa seja cumprida antes que a mudança inicie. Mas, por precaução, confira novamente se não esqueceu de atualizar o endereço de recebimento de correspondências de algum serviço. Faça uma lista, verifique cada um deles e marque os que já estão com o novo endereço.

Foque na primeira noite pós-mudança

Agora, o objetivo principal é garantir uma noite de sono que te permita descansar o máximo possível.

No dia seguinte, não se preocupe com o horário de acordar. Como o processo de mudança é extremamente cansativo física e mentalmente, uma boa noite de sono é fundamental para a organização dos próximos dias.

Indicamos também que deixe preparada uma “bolsa de mudança” com os itens essenciais para os primeiros dias. Entre eles: chuveiro, roupas, materiais de higiene, alimentação básica etc.

Cuidados com os animais

Cachorro

Garanta que os animais tenham o mínimo necessário para dormir corretamente e se adaptar ao novo imóvel.

Recomenda-se mantê-los em um ambiente longe das caixas, pois podem estar estressados com o processo de pós-mudança e morder os itens. Uma alternativa para poupar os bichinhos é deixá-los em hotéis especializados ou com alguém de sua confiança.

Não se preocupe, será apenas a primeira noite. No dia seguinte você irá estruturar um lugar melhor.

Cuidados com as plantas

Homem com planta

Após chegar ao novo imóvel, regue suas plantas e escolha um lugar onde elas fiquem afastadas das crianças e dos animais. É importante deixá-las isoladas para que no momento da arrumação não sejam danificadas.

Após o processo de mudança, é extremamente normal que elas estejam com um aspecto ressecado. Separe diariamente um momento para recuperá-las. Caso perceba que não houve nenhuma melhoria após uma semana, procure um serviço especializado e compartilhe o problema.

Serviços para o dia seguinte

Caso seja necessário, marque alguns serviços para o dia seguinte. Assim você poderá focar em outras coisas enquanto os profissionais estão trabalhando. Alguns serviços comuns são: chaveiro, montador de móveis etc.

Se você utilizou as dicas anteriores, conseguiu dormir bem com o mínimo necessário. Prepare-se, pois os dias seguintes ainda serão de muito trabalho.

Atenção às crianças

Família em casa no pós-mudança

Caso tenha crianças ou bebês em casa, procure e cubra superfícies pontiagudas ou quaisquer objetos que possam ser perigosos. Geralmente são comuns fios desencapados e pregos caídos no chão.

Quando for preparar a comida, não deixe talheres em cima das caixas. Além disso, ferramentas e materiais de limpeza devem estar em cima de móveis altos.

Descarte, doe ou venda objetos pós-mudança

Mulher fazendo doação

O antes e o depois da mudança são momentos perfeitos para desapegar. Aproveite a mentalidade de renovação e verifique se você possui coisas para as quais já não tem planos e que podem ser doadas.

Isso fará bem para você e para os ambientes da sua nova casa, pois terão uma decoração mais clean, minimalista. Além disso, você pode ajudar alguém ou até mesmo lucrar vendendo móveis e objetos.

Conteúdos relacionados

  1. Mulher organizando sua mudança - LAGUNA
  2. Mulher abrindo cortinas de um quarto residencial - LAGUNA
  3. Jardim botânico Curitiba - LAGUNA
  4. Família em mudança
  5. sala moderna - LAGUNA
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário