Em parceria com a Horizontal Transportes, preparamos este conteúdo com dicas para você saber como organizar sua mudança em ordem cronológica.
Se você escolheu um imóvel novo para morar e está com dúvidas sobre como organizar sua mudança, saiba como planejar o processo e ficar atento a alguns cuidados. Confira a seguir.
Organize sua mudança
Lembre-se que a organização deve começar antes de todo o processo. Resolva completamente as questões burocráticas da mudança para a casa nova, desde a assinatura de contratos de compra e venda ou aluguel até a quitação de recibos de pagamento, entre outros itens necessários.
Um mês de antecedência
Pesquise, faça orçamentos e contrate o carreto. É importante verificar se as empresas oferecem desmontagem e montagem de móveis ou se podem indicar alguém que realize esse tipo de serviço.
Três semanas de antecedência
Nesta etapa recomenda-se que você faça as adaptações necessárias no novo imóvel. Isso inclui realizar pinturas, ajustes na parte elétrica, hidráulica e nas grades das janelas, verificar itens que precisam de manutenção etc.
Duas semanas de antecedência
Caso tenha animais de estimação, lembre-se de agendar um local onde deixá-los no dia da mudança para que eles fiquem mais confortáveis.
Entretanto, ainda que você possa levar seus pets para a casa nova, o processo de mudança costuma ser estressante para eles, que não entendem o que está acontecendo. Você pode poupá-los disso deixando-os sob os cuidados de alguém de confiança.
Se você tem crianças pequenas, organize sua mudança antecipadamente e onde irá deixá-las. Pode ser com algum familiar ou amigo, para que eles fiquem mais confortáveis, não atrapalhem o processo e não corram o risco de se machucar.
Para plantas, a dica é acomodá-las em caixas grandes, em que não haja risco de algum item prejudicá-las. Ou você pode, até mesmo, levá-las em seu próprio carro para garantir maior segurança na locomoção.
Uma semana de antecedência
Na etapa final do checklist, é de extrema importância informar a todos os envolvidos sobre o dia e o horário da mudança: ao proprietário, caso o imóvel seja alugado, à portaria, caso seja um condomínio fechado, e às demais pessoas que auxiliarão no processo.
Para garantir que nada ficou para trás, também recomenda-se verificar a antiga casa no dia da mudança.