Dicas de organização de livros para unir funcionalidade e beleza

Para os amantes de uma boa leitura, livros são como tesouros. Mas além de oferecer entretenimento, cultura e educação, eles também podem brilhar na decoração da casa, seja no living, no home office e até nos quartos. Confira nossas dicas para unir funcionalidade e beleza na organização dos livros.

Avalie o ambiente

Dicas de organização de livros para unir funcionalidade e beleza - ROC Batel - Construtora Laguna
ROC Batel – Living

O primeiro fator a ser pensado é a personalidade do ambiente escolhido para abrigar os livros. Em salas de estar e dormitórios, é importante que a estética não seja deixada de lado. As estantes devem ser proporcionais ao espaço e, dependendo do estilo adotado na decoração, é indicado que o material de leitura seja organizado de forma a harmonizar com o restante das cores e elementos decorativos.

Para um visual mais despojado, a sugestão é posicionar livros na vertical em uma prateleira e revistas na horizontal em outra, causando a impressão de movimento à estante. Já em composições sóbrias e tradicionais, é recomendado prestar atenção na altura dos volumes para que sigam um equilíbrio.

Em home offices, bibliotecas particulares e ambientes de estudo, a funcionalidade deve ser a base para a disposição dos materiais. Neste caso, a composição deve ser planejada com a intenção de facilitar a rotina dos leitores, tendo em mentes os hábitos de quem frequenta o local.

Critérios de organização

Dicas de organização de livros para unir funcionalidade e beleza - MAI Work - Construtora Laguna
MAI Work – Office

Com base nas características do cômodo, é possível escolher os critérios mais adequados para facilitar a localização dos livros. Pensando em utilidade como principal objetivo da organização, a separação por ordem alfabética é uma boa escolha, tanto em relação aos títulos quanto aos autores. Pessoas que consultam o acervo com bastante frequência e contam com obras de conteúdo técnico costumam optar por este tipo de categorização, assim como a divisão por temas.

Em prateleiras menores que exigem total otimização do espaço, separar por tamanho é a alternativa ideal. Comece encaixando os livros mais altos nos cantos, seguindo pelos de altura mediana até chegar aos menores. Por não seguirem uma lógica temática, sua localização pode ser um pouco dificultada.

Por outro lado, a separação por cores é ótima para priorizar a aparência, já que é possível criar paletas que conversam com o restante da decoração. Quem busca um visual monocromático pode encapar as obras e identificá-las por meio de legendas.

Posição dos materiais

Dicas de organização de livros para unir funcionalidade e beleza - Construtora Laguna

No caso de estantes altas, pode-se aliar a função dos livros aos demais critérios descritos acima. Os títulos pouco consultados – clássicos, coleções antigas, volumes já lidos mas com valor sentimental – devem estar no alto, onde é mais difícil alcançar. Já os utilizados com frequência devem ficar na altura dos olhos e ao alcance das mãos, como dicionários, manuais, livros de receitas e os que estão sendo lidos atualmente. Por fim, nas prateleiras mais baixas, sugere-se que sejam guardadas revistas antigas e materiais que poderão ser emprestados, doados ou vendidos.

Combine livros com itens de decoração

Dicas de organização de livros - Construtora Laguna

A estante de livros também ajuda a expressar a personalidade e contar a história dos moradores. Portanto, utilize-a para expor peças de décor de família, porta-retratos, quadros, esculturas e itens queridos que evocam a sensação de aconchego.

Além de objetos decorativos, as plantas também ajudam a promover bem-estar e tranquilidade. Invista em vasos com espécies que não exigem tanta exposição ao sol e crescem bem em ambientes internos.

Facilite a conservação

Dicas de organização de livros para unir utilidade e beleza - Construtora Laguna

A durabilidade dos livros também está sujeita ao ambiente onde eles ficam armazenados. Escolha um local seco, arejado e com uma boa circulação de ar. A umidade facilita o surgimento de mofo e a luz solar em excesso pode danificar o papel, desbotar a tinta da impressão e até mesmo entortar a encadernação.

Outra dica importante é assegurar que os livros sejam guardados em posição vertical, deitados ou empilhados, evitando que fiquem inclinados, para que não se deformem.

Leia também: Grupo Laguna incentiva a leitura e a pesquisa em suas obras

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário