Primeira rede de recargas de carros elétricos do Brasil é lançada por startup

A Zletric, de Porto Alegre, é a primeira startup a disponibilizar em território brasileiro uma rede de recargas para carros elétricos. Responsável por colaborar com o crescimento deste mercado no país, a empresa enfrentará o principal desafio no desenvolvimento da mobilidade elétrica atualmente, que é a falta de postos de recargas para carros elétricos ou híbridos.

Com um total de 400 unidades localizadas em grandes cidades, as estações para recarga de automóveis elétricos no Brasil ainda existem em número insuficiente para a demanda de veículos.

Pensando neste cenário, a Zletric apresentou um conceito inédito de redes de carregamento, na 15ª Plataforma Latino-Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias. Inseridas em lugares estratégicos nas cidades, essas redes de recarga proporcionarão aos proprietários dos veículos mais autonomia. Além disso, a startup garante uma eletrificação inteligente, segura, econômica e sustentável.

As primeiras estações de recarga começaram a ser instaladas nos estacionamentos do Safe Park, em Florianópolis e Porto Alegre. Além disso, são divididas em dois tipos: a Zletric Home, que tem como foco um atendimento de clientes residenciais, e a Zletric Network, voltada para clientes corporativos. Ambas contam com medidores de energia homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e concessionárias de energia.

As redes funcionam através da tecnologia de recarga para carros elétricos Zletric Link, que conectada à internet é responsável pela comunicação das estações de recarga através de uma plataforma em nuvem chamada Zletric Energy Cloud. Esta faz desde a apuração das recargas dos clientes até a gestão da energia junto à concessionária.

Outra vantagem é que através dessa rede é feita a identificação dos clientes e geração de relatórios. Essa tecnologia inédita garante que o público seja tarifado corretamente, beneficiando os locais de abastecimento, que são reembolsados com o valor de energia que os usuários utilizam.

O QR Code é responsável por fazer com que a operação funcione de maneira eficiente, basta localizar a estação, reconhecê-la pelo código, conectar o meio de transporte e carregá-lo.

A Zletric garante a funcionalidade do aplicativo e o pagamento das recargas pode ser feito com cartão de crédito, voucher e PayPal.

Pensando em tornar mais prática e econômica a vida dos proprietários de carros elétricos, a Construtora Laguna contará com vagas de garagem com recarga elétrica nos residenciais ALMÁA Cabral e MAI Terraces.

Leia também: Startup traz a Curitiba aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar na cidade

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário