Oficializado pela ONU em 1975, o Dia Internacional da Mulher é decorrência de uma série de reivindicações por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início no século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX, principalmente nos Estados Unidos e Europa.
Hoje, o 8 de março é uma forma de homenagear a batalha das mulheres por igualdade, valorizar suas conquistas e reforçar a importância de dar continuidade a essa luta por um mundo mais justo.
Para contribuir com a visibilidade de algumas das profissionais mais conceituadas do país nesta data, destacamos o trabalho das design thinkers que compartilham conosco o objetivo de construir empreendimentos que fazem as pessoas mais felizes e as cidades mais belas. Confira:
Débora Aguiar
Responsável por sofisticados e dinâmicos projetos, a paulistana Débora Aguiar comanda há mais de 20 anos o renomado escritório que leva seu nome. Seu trabalho é marcado por formas e linhas limpas, simetria, transparência e acabamentos que são ao mesmo tempo rústicos e refinados. Priorizando soluções ambientalmente corretas, Débora busca utilizar em seus projetos materiais sustentáveis e texturas naturais, assim como peças de arte e muito verde.
Para a concepção das áreas de convívio do ALMÁA Cabral, ela optou por seguir o conceito de uma vida que prima pelo bem-estar, conforto e aconchego, mesclando espaços contemplativos com a paisagem urbana.
Fernanda Marques
A linha conceitual da carreira de Fernanda Marques é formada pelo exercício integrado de várias habilidades, entre elas arquitetura, design de interiores e de produto. Ela reúne sofisticação, minimalismo e detalhes de moda de maneira notável nos empreendimentos de luxo em que desenvolve, imprimindo em sua arte um estilo clean, contemporâneo e intimista
Em Curitiba, dois de seus trabalhos de interiores são destaque: o ROC Batel e o MAI Terraces. Para o ROC, a profissional procurou realizar uma arquitetura dentro da arquitetura, delimitando volumes interiores e, a partir de então, pensando nos pormenores.
Já no MAI Terraces, o objetivo do projeto foi evidenciar a imponência arquitetônica e a sofisticação de seu conceito. Para isso, ela ressaltou o pé-direito por meio de lustres que funcionam como móbiles, além de estantes que elevam o olhar. Esteticamente, a proposta investe no confronto de superfícies metálicas, como o cobre, e texturizadas, como o mármore.
Regina Bruni
Atuando no ramo de projetos luminotécnicos há mais de 30 anos, Regina Bruni presta consultoria para soluções e produtos de iluminação. Seus projetos focam em resultados com racionalização de energia e eficiência, sendo idealizados com base em especificações das mais modernas tendências e tecnologias de iluminação, além de condizentes com as normas nacionais e internacionais, como a certificação ambiental LEED.
A iluminação do LLUM Batel, primeiro residencial do país a conquistar a pré-certificação LEED Gold, é assinada por ela e cria uma atmosfera envolvente e eficiente, inspirada na sofisticação e beleza do diamante.
Para o ROC Batel, a profissional criou uma experiência sensorial. No residencial, a luz se confunde permeando os espaços abertos, abraçando cada ambiente e trazendo uma atmosfera suave e agradável aos sentidos.
Patrícia Anastassiadis
Patrícia Anastassiadis desenvolve projetos e formula conceitos com o propósito de unir a estética com as melhores soluções técnicas e funcionais para cada cliente. Mesmo com tantos projetos simultâneos, a arquiteta faz questão de se envolver em todo o processo, desde a conceituação até a implantação. Uma característica marcante em seu trabalho é a pouca interferência na natureza do terreno, viabilizando a construção de ambientes que se abrem para o entorno.
É o caso do MAI Home e do MAI Work, residencial e comercial localizados um ao lado do outro, para oferecer aos proprietários a possibilidade de trabalhar perto de casa, minimizando o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida.
No projeto de interiores dos empreendimentos, Patrícia aplicou o Nature Design, trabalhando com a natureza de uma forma contemporânea e utilizando linhas orgânicas em harmonia com peças de design e texturas sofisticadas. De um tronco retorcido a uma pedra escultural, a intenção foi revelar a arte através desses elementos.
Leia também: Lições para aprender com as mulheres mais poderosas das séries de TV