Na história do design e da decoração, alguns estilos são tão marcantes que permanecem relevantes mesmo em projetos contemporâneos. É o caso da decoração industrial, que desde a década de 70 protagoniza muitas composições de interiores. Confira mais detalhes!
A origem da decoração industrial
O estilo industrial se originou na década de 1970, nos Estados Unidos, quando galpões desabitados em regiões valorizadas de Nova Iorque passaram a ser utilizados como lofts residenciais. A estética desses galpões é o que hoje inspira a decoração industrial moderna.
Em sua essência, esse estilo prioriza móveis e objetos em metal, acabamentos aparentes, iluminação abundante e as texturas e o visual bruto dos materiais. Aliada a uma composição elegante que valoriza a pureza estética das construções, a decoração industrial faz alusão a um estilo de vida cosmopolita e charmoso.
Em Curitiba, um imóvel-arte que se inspira no estilo de vida nova-iorquino é o ROC Batel, empreendimento contemporâneo, flexível e em sintonia com a paisagem urbana. Situado em um bairro antes industrial e residencial, o ROC Batel reflete a integração de edifícios com a cidade e adere ao contraste entre a arquitetura industrial e a contemporânea.
Nos interiores do ROC, diversos elementos referenciam o estilo industrial cosmopolita, incluindo a mistura de materiais como brick, concreto, pedra e metal, os tons terrosos, a luz natural abundante e os ambientes integrados.
Integração de ambientes
Uma das principais marcas do estilo industrial nos interiores é a integração de ambientes para formar espaços amplos, novamente seguindo o modelo dos galpões que deram origem a essa estética. A integração pode ser um aspecto original da planta da residência ou resultado de personalização, em layouts flexíveis.
Um dos materiais que possibilita a conexão entre os ambientes é o vidro, cuja transparência favorece a incidência de luz solar, preserva a continuidade visual dos espaços e, quando inserido na fachada, aumenta a comunicação com a paisagem externa.
De modo geral, os espaços integrados agregam praticidade e funcionalidade no dia a dia e favorecem a circulação dos moradores. Além disso, possibilitam um uso mais proveitoso da área útil e estimulam a convivência.
Iluminação no estilo industrial
A luz solar abundante é outro ponto-chave da decoração industrial, devido à própria configuração do imóvel. Assim, nesses projetos, a ampla incidência de iluminação natural torna os interiores mais acolhedores e contribui para o conforto térmico e lumínico dos ocupantes.
Em relação à iluminação artificial, elementos como lâmpadas de filamento, luminárias pendentes e trilhos de iluminação são marcas registradas do estilo industrial. As luminárias de mesa, por sua vez, contrastam bem em pontos com paredes de tijolos aparentes, por exemplo.
Acabamentos e revestimentos
Na parte de revestimentos e acabamentos, a assinatura da decoração industrial são essencialmente as paredes de tijolos, o cimento queimado, o concreto aparente e o aço. O conceito destaca as particularidades de cada acabamento, textura e material, assumindo o visual bruto deles de forma moderna.
Nessa proposta, canos metálicos, vigas e tubulações aparentes também são curingas da decoração industrial e ganham um olhar charmoso e despojado.
Paleta de cores
Nesse tipo de decoração, são mais comuns as cores sóbrias, como branco, preto e cinza. Esta última, inclusive, faz alusão ao cimento queimado e agrega um visual sofisticado aos interiores.
Já tonalidades como a da madeira ou cor de caramelo – presente em materiais como o couro – são ideais para contrastar com os tons neutros dominantes do estilo industrial, pois agregam equilíbrio à decoração. Em alguns casos, a aplicação de cores vivas em algumas peças é uma estratégia para valorizar pontos específicos do ambiente.
Em relação aos móveis e objetos, as peças metálicas prateadas ou douradas e a madeira ajudam a conciliar o visual rústico com uma proposta moderna e urbana.
Aplicações como essas compõem ambientes modernos e aconchegantes dentro da proposta cosmopolita da decoração industrial, que tem se mostrado um estilo atemporal.
Fonte: CASACOR, Casa Vogue e Viva Decora e Westwing