Conheça a tendência “quiet luxury” e suas aplicações no décor

Conheça a tendência “quiet luxury” e suas aplicações no décor

Em 2023, o chamado quiet luxury, ou “luxo silencioso”, foi apontado pela Worth Global Style Network (WGSN) como uma grande tendência do mercado de alto padrão. A seguir, saiba mais sobre esse movimento que extrapolou o universo da moda e está conquistando outros setores mundo afora.

Tendência Quiet Luxury

Originada nos Estados Unidos, a tendência quiet luxury é fruto do cenário pós-pandemia, quando os consumidores de alto padrão adotaram um estilo de vida minimalista sem deixar de lado a sofisticação, de forma exclusiva e pontual.

Assim, o movimento quiet luxury faz um caminho contrário à ostentação, valorizando o consumo discreto de itens de luxo, sem interesse pelo mero status. Desse modo, prevalecem o conforto e o bem-estar.  

Essencialmente, a tendência quiet luxury está ligada a conceitos de exclusividade e singularidade, que geram ao consumidor senso de pertencimento. Nesse segmento, predomina a qualidade, como nos acabamentos impecáveis e na longa durabilidade dos itens escolhidos. No mercado imobiliário, a tendência se traduz em escolhas sóbrias e minimalistas, matérias-primas de alta qualidade, acabamentos de ponta e mobiliário elegante.

A tendência na prática

Na decoração, o quiet luxury foge de excessos e preserva uma estética clean, orientada pelo conforto e pela funcionalidade. Nos interiores, essa potente tendência abrange:

  • Exclusividade: inclui a valorização de mobiliários antigos, duráveis e que carregam histórias, itens decorativos assinados por renomados designers e peças sob encomenda ou de edições limitadas.
  • Design clean: no quiet luxury, menos é mais. Por isso, ganham espaço itens decorativos clássicos, formas simples, linhas retas e design minimalista.
  • Paleta de cores: a discrição do quiet luxury mira uma escolha de cores neutras. Nesse tipo de decoração, predominam tonalidades sóbrias como o branco, o cinza e o bege, que transmitem uma atmosfera clean, agregando ares de sofisticação e imponência. Também são bem-vindos acabamentos amadeirados e tonalidades terracota que remetem a aconchego e bem-estar.
  • Texturas: a boa escolha de texturas no luxo silencioso contribui para a beleza e a harmonia dos ambientes. Composições de texturas, materiais nobres como o mármore e acabamentos como o vidro e a cerâmica reforçam a elegância proposta pelo quiet luxury.
  • Elementos “invisíveis”: itens elegantes, compactos e discretos no décor compõem a essência do luxo silencioso, que foca em experiências diárias prazerosas. Nesse sentido, são valorizadas soluções práticas e inovadoras, como sistemas de automação, acionamento remoto de luzes, janelas e persianas, piso aquecido e tudo o que agrega sofisticação e conforto, sem comprometer o ambiente visualmente.

Leia mais: Aplicações estratégicas de cores na arquitetura

Luxo e exclusividade no TREVI Batel

Sofisticado e contemporâneo, o conceito do TREVI Batel se assemelha à tendência quiet luxury em diversos aspectos. Nos acabamentos do imóvel-arte se destacam materiais nobres e naturais, como mármore travertino em todos os banheiros, granito nas sacadas e terraços e concreto aparente na fachada integrada ao exterior.

Na curadoria de materiais do TREVI, também foram selecionados itens distintos, porém complementares, como madeira e concreto, vidro e metal e materiais de origem mineral e vegetal. Nas unidades, elementos invisíveis e de automação residencial conferem comodidade aos moradores sem comprometer o design sofisticado, incluindo ralos ocultos, bacias com caixas ocultas e infraestrutura para toalheiro térmico e desembaçador de espelho.

Conheça a tendência “quiet luxury” e suas aplicações no décor
Materiais nobres | Área social (TREVI Batel)

Inerente ao mercado de luxo, a exclusividade do TREVI Batel aparece em diversos diferenciais de alto padrão. Entre eles: materiais nobres como a pedra e o concreto; espécies nativas no paisagismo, como o viburno e a hera-japonesa; e uma paleta de cores que reforça a conexão com a arte e a natureza, conduzindo os moradores a um estado de harmonia.

Outro diferencial do TREVI Batel são as vagas box, que permitem estacionar veículos com mais conforto, privacidade e segurança. Elas contam com espaço livre para armazenamento, infraestrutura para carregamento de carros elétricos e maior espaço para abertura de portas e fechamento com portão motorizado.

No subsolo 2 do TREVI, a cave de vinhos também se destaca como um diferencial que reforça a tradição italiana da vinicultura, em um ambiente pensado para os apreciadores dessa bebida. O espaço compreende lounge, mesa para degustação, decoração intimista e sistema de renovação de ar, bem como uma adega climatizada e exclusiva por apartamento.

Em cada uma das criações da Laguna, os acabamentos de alto padrão e as áreas comuns exclusivas, como jardins e terraços privativos, despontam como diferenciais únicos para quem opta por um estilo de vida inconfundível. Está no DNA da Laguna oferecer, em cada projeto concebido, sofisticação, inovação e sustentabilidade.

Comprometida com a sofisticação e o conforto de alto padrão, a construtora apresenta na Galeria Laguna todos os seus imóveis-arte e os respectivos diferenciais e certificações. Localizado na Av. do Batel, 1713, o edifício recebe clientes e visitantes que desejam conferir as maquetes, os decorados e o espaço imersivo, ou ainda conversar com nossos consultores. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h, aos sábados das 09h às 18h e aos domingos, das 10h às 17h. Aguardamos a sua visita!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário