Conceito e aplicações do design emocional

Quando bem planejada, a arquitetura contribui positivamente para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, abordagens como o design emocional expandem as possibilidades de criar vínculos e experiências positivas com o espaço construído. Confira mais detalhes abaixo.

O design emocional

As emoções são parte fundamental dos processos cognitivos para atribuir significado às pessoas, objetos e lugares que nos cercam. Assim, no contexto espacial, o cérebro humano capta sinais sensoriais que influenciam as respostas ao ambiente.

Este é um dos fundamentos da arquitetura do sentimento e do design emocional: conceitos que abraçam a psicologia do espaço e focam na forma como os ambientes construídos influenciam as emoções humanas.

Nessa corrente do design, as pessoas estão no centro do projeto. O papel do designer, então, transcende a função estética e volta-se a criar atmosferas que elevam a experiência diária e contribuem para o bem-estar de modo geral.

Cada escolha feita no design emocional é pensada previamente para conduzir os ocupantes a um estado de harmonia, desde as texturas e o mobiliário até as cores e elementos estruturais. Quando a pessoa se conecta emocionalmente com a arquitetura que a cerca, tende a atribuir mais valor ao ambiente construído, criando memórias duradouras.

Leia mais: Espaços kids e arquitetura voltada ao bem-estar das crianças

Na prática

Diversos são os elementos que ajudam o design a criar experiências mais positivas para os ocupantes. Confira a seguir alguns tópicos.

Materiais e texturas

Em um projeto arquitetônico, usar diferentes texturas e materiais agrega riqueza visual e provoca mais respostas sensoriais. Elementos estruturais como colunas ou molduras de teto, por exemplo, geram sensação de estabilidade através da simetria. Já materiais táteis como veludo, lã e tricô estimulam a proximidade e a interação com o espaço.

Por sua vez, acabamentos naturais como a madeira evocam uma atmosfera rústica, de refúgio e aconchego, enquanto superfícies macias e texturas agradáveis ao toque estimulam respostas emocionais positivas que remetem a acolhimento e confiabilidade.

Por dentro das unidades do TREVI
CAVE DE VINHOS – TREVI BATEL

Iluminação

No design emocional, a iluminação é voltada à criação de cenários que estimulam o relaxamento, a concentração ou outras finalidades, a depender do ambiente.

Quando alinhado aos princípios circadianos, o projeto lumínico prioriza a incidência de luz natural e opta por tonalidades que atendem ao estímulo proposto. Enquanto luzes com tonalidade quente criam uma atmosfera amena e relaxante, por exemplo, luzes frias são estimulantes e deixam os usuários mais produtivos.

Conforto

Promover sensações positivas e ambientes agradáveis durante todo o ano é um propósito diretamente ligado a um bom design de interiores. Para isso, é imprescindível um projeto de isolamento térmico, que garanta ventilação natural e circulação de ar fresco. Alguns exemplos dessa aplicação na estrutura construtiva da Laguna são aberturas amplas, brises móveis e aproveitamento da ventilação cruzada como recursos de arquitetura passiva. Esses elementos, integrados a materiais de alto desempenho térmico, criam ambientes naturalmente mais confortáveis, silenciosos e agradáveis, em todas as estações. Assim é possível manter o bem-estar dos ocupantes e preservar a qualidade ambiental do empreendimento.

Uso estratégico de cores

No design emocional, o uso estratégico das cores influencia a experiência e a interação dos usuários com os ambientes. Tonalidades vibrantes provocam uma atmosfera dinâmica e energizante, enquanto matizes de azul, por sua vez, estimulam tranquilidade e relaxamento.

Além das principais emoções associadas a certas cores, a cromoterapia é uma abordagem que busca promover equilíbrio físico, emocional e energético a partir do princípio de que cada tonalidade é capaz de influenciar a saúde e o bem-estar humanos através das frequências vibracionais.

Um exemplo prático e estratégico está no uso das cores nas brinquedotecas, onde é comum explorar tons vibrantes e alegres – como o amarelo, que estimula a criatividade e o otimismo, e o laranja, associado à energia e à interação social. Quando aplicadas com equilíbrio nas paredes, no mobiliário e nos detalhes decorativos, essas cores potencializam a experiência lúdica e sensorial das crianças, tornando o espaço mais estimulante e acolhedor ao mesmo tempo.

Conexão com o natural

No design emocional, a presença de elementos naturais evoca uma atmosfera acolhedora e harmoniosa. Jardins internos, paisagismo, materiais como pedra e madeira, áreas externas e um entorno verde contribuem para essa simbiose entre arquitetura e natureza.

Estímulos positivos nos imóveis-arte Laguna

Nos imóveis-arte Laguna, a concepção dos interiores sempre considera o bem-estar dos moradores, de modo que cada elemento do ambiente estimule conforto e sensação de acolhimento.

Conexão profunda com a natureza

Bosque das Araucárias – PINAH | Foto: Eduardo Macarios

No PINAH, os moradores vivenciam inúmeros estímulos no bosque das araucárias: um espaço natural e preservado de 986 m² repleto de araucárias e árvores frutíferas. No bosque, os moradores estabelecem uma conexão profunda com os sons e as cores da natureza, o aroma das árvores frutíferas, os temperos da horta e o canto dos pássaros – tudo isso próximo ao jardim do PINAH.

Design biofílico

O design biofílico explora elementos como a água, a luz solar e materiais naturais para estimular o bem-estar e o equilíbrio.

SPA DO VAZ BATEL

No VAZ Batel, a madeira se faz presente em diversos espaços, como o lobby, onde o material é utilizado em uma grande empena com design diferenciado e uma atmosfera acolhedora. No spa, a cortina d’água, a piscina aquecida com jatos de hidromassagem e a luz natural que adentra o espaço através das esquadrias em 180° criam uma atmosfera relaxante e imersiva e um maior senso de conexão com a natureza.

Residências suspensas | KAÁ

No KAÁ, a perfeita orientação do sol permite que a luz seja sempre bem-vinda, tanto nas unidades quanto nas áreas comuns do empreendimento. Esse importante recurso irá impactar positivamente diversos aspectos do dia a dia dos ocupantes, proporcionando saúde visual, mental e física.

Com espaços que foram projetados para oferecer aos moradores uma vida plena, em total sintonia com a natureza, as áreas comuns terão generosos caixilhos de alumínio e vidros que enquadram a paisagem exterior. Essa solução permitirá aos ocupantes vislumbrar a passagem do dia e ficar visualmente conectados ao jardim, como uma tela viva em constante transformação, contribuindo para o bem-estar.

Cores aconchegantes

Salão de festas | TREVI

No salão de festas do TREVI Batel, tons terrosos oferecem conforto e acolhimento para abrigar momentos únicos em um ambiente sofisticado e aconchegante. O terraço externo, por sua vez, estabelece conexão entre os interiores e a área externa, onde os moradores poderão desfrutar de ar puro e o vívido paisagismo do projeto.

Esse cuidado com o design emocional também se expressa na seleção rigorosa de materiais construtivos, pautada por critérios de desempenho térmico, durabilidade, baixo índice de compostos voláteis e origem responsável. A Laguna adota soluções que contribuem para a eficiência energética dos empreendimentos, a qualidade do ar interno e a redução do impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos edifícios. Trata-se de uma abordagem que alia estética, funcionalidade e responsabilidade socioambiental, promovendo mais saúde e bem-estar aos ocupantes.

Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem conferir mais detalhes da arquitetura autoral e do design dos imóveis-arte que elevam a experiência de bem-estar dos moradores. O local recebe o público de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Conheça!

Fonte: Revista Casa e Jardim, ArchDaily e Habitability  

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário