Originalmente aplicados em decorações mais clássicas, a boiserie e o lambri já contam com versões modernas que se adaptam lindamente a decorações contemporâneas e despojadas, mantendo suas características típicas, como a elegância e o aconchego.
Ambos os elementos podem ser utilizados em qualquer cômodo e, apesar de mais comuns em quartos infantis, estão presentes também em cozinhas, salas e banheiros. Leia mais sobre eles e inspire-se.
Boiserie
Criadas na França e populares em diversos países da Europa entre os séculos XVII e XVIII, as boiseries são revestimentos que emolduram e ornamentam as paredes. Na época, eram produzidas em madeira com o objetivo de servir como barreira térmica nos dias de inverno. Na atualidade, perderam essa função e são comumente fabricadas em gesso ou poliuretano, entre outros materiais.
Acrescentando uma atmosfera retrô e sofisticada à decoração, a boiserie pode ser mesclada com elementos contemporâneos para criar um ambiente eclético ou destacar-se no estilo palaciano, por exemplo, de acordo com o desenho utilizado.
Oferecendo diversas possibilidades de aplicação, a boiserie pode revestir uma parede inteira ou apenas até determinada altura, servindo como delimitação para espelhos e quadros.
É possível ainda utilizá-las em portas e armários, principalmente em cozinhas. As cores podem ser trabalhadas para agregar personalidade e irreverência ao espaço, sejam tons neutros e discretos ou tonalidades que contrastam e trazem autenticidade.
Uma dica para não sobrecarregar o cômodo é seguir o mesmo estilo empregado nos rodapés.
Lambri
Lambris são painéis de madeira formados por diversas réguas. Dependendo da orientação das ripas, podem provocar efeitos diversos. Na horizontal, o lambri desperta uma sensação de acolhimento, já na vertical causa a impressão de amplitude, dando a ideia de que o pé-direito é mais alto.
Assim como a boiserie, ele pode ser aplicado na parede inteira ou apenas em parte dela, sendo a segunda opção a mais comum. Dependendo da altura escolhida para o lambri, sua moldura funciona muito bem como base para quadros e objetos decorativos. Além disso, é frequentemente utilizado como uma charmosa cabeceira de cama.
Além da madeira, o lambri é produzido em poliuretano e até mesmo em revestimentos cerâmicos. Independentemente do material adotado, o lambri transmite aconchego e adiciona charme à decoração.
Leia também: Pantone aponta tendência de cores para a decoração em 2019