A natureza, mais do que nunca, é tendência na decoração. Com a grande visibilidade de temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente, consumo consciente e mesmo alimentação saudável, temos presenciado a valorização dos recursos naturais e o desejo de trazer a tranquilidade e o aconchego proporcionados por estes elementos para espaços urbanos.
O verde não está mais presente apenas no prato ou no jardim, ele invade diversos cômodos da casa, do escritório e de eventos, sendo destaque também na decoração da mesa. A suavidade e beleza das flores, folhas e frutos pode ir além dos tradicionais arranjos para adicionar charme e sofisticação em porta-guardanapos, guardanapos de pano e sousplats.
Arranjos florais sempre foram muito tradicionais em diversas ocasiões, porém, atualmente eles ganham um novo sentido. A reaproximação com a natureza e o contato mais íntimo e frequente com as plantas estão sendo procurados para além do design, visando promover o bem-estar e trazer mais vida para o cotidiano repleto de tecnologia.
Como são produzidos de forma artesanal e individual, itens decorativos orgânicos fazem com que o visual seja exclusivo e os convidados se sintam especiais, já que houve um cuidado diferenciado na preparação de um ambiente único e aconchegante.
É possível aplicar elementos orgânicos em todas as situações, basta escolher a opção que melhor harmoniza com o restante da decoração. O principal cuidado é evitar flores e frutos com aromas muito pronunciados, pois isso pode atrapalhar a degustação dos pratos e confundir o paladar. A exceção são situações em que os perfumes complementam o menu, como na utilização de ervas e especiarias como a canela, o tomilho e o anis-estrelado.
Leia também: Renovar o ambiente sem reforma? 5 ideias que vão transformar sua casa