Nova Iorque é uma das cidades mais famosas do mundo e uma das mais densas dos Estados Unidos. Parte da sua magnitude está na mescla de aspectos históricos e culturais, que ao longo do tempo foram moldados por influentes movimentos, como a arquitetura industrial. Em Curitiba, esse estilo construtivo foi o ponto de partida para um imóvel-arte Laguna, o ROC Batel. Confira mais detalhes!
A arquitetura industrial de Nova Iorque
A distribuição de espaços públicos e privados em Nova Iorque sempre foi um ponto desafiador para os urbanistas. E em meados do século 20, quando a população nova-iorquina cresceu aceleradamente, houve a necessidade de transformar espaços em moradia para comportar a todos.
Assim, fábricas e galpões inutilizados passaram a ser ocupados, mantendo a estética funcional e os elementos da arquitetura brutalista. Com isso, teve origem a chamada arquitetura industrial, que ainda hoje é uma inspiração importante para o universo do design e da decoração. Atualmente, os lofts nova-iorquinos se tornaram um ícone de sofisticação e contemporaneidade.
O conceito industrial abraça espaços amplos, integrados e abertos que remetem aos galpões ocupados de Nova Iorque. Entre seus elementos clássicos estão tijolos e concreto aparentes, cimento queimado e tubulações expostas.
Nos ambientes da arquitetura industrial, móveis de ferro ou alumínio agregam um caráter rudimentar ao ambiente, ao passo que os tijolos de barro adicionam um toque de cor. Em contraponto, o estilo explora uma paleta de cores sóbrias e neutras na base da residência, como preto, branco e cinza.
Leia mais: Elementos clássicos da arquitetura italiana
Inspiração nova-iorquina em Curitiba
A mais cosmopolita das capitais, Nova Iorque inspirou outras cidades ao redor do mundo a partir de sua arquitetura contemporânea, do conceito de bairros como ponto de encontro e da integração entre espaços públicos e privados.
Sempre alinhada às tendências globais, a Laguna observou os movimentos em torno do High Line, parque linear de Nova Iorque que se estende pelos bairros Meatpacking, West Chelsea e Hell’s Kitchen. Essa região ressignificou a forma como os edifícios são integrados à cidade, pois em uma curta caminhada é possível conhecer diferentes lojas, cafés e outros comércios.
Em Curitiba, o Batel era um bairro industrial e residencial que, com o passar das décadas, tornou-se a região mais moderna, sofisticada e desejada da cidade. Foi nesse bairro que a Laguna decidiu construir o ROC Batel, a partir da inconfundível inspiração nova-iorquina: o residencial mescla a arquitetura industrial à contemporânea por meio de materiais como metal, concreto, “bricks” e pedra, valorizando os tons terrosos.
Localizado na Rua Francisco Rocha, 165, o ROC Batel é um imóvel-arte essencialmente urbano, que aproveita da arquitetura contemporânea elementos como amplitude, abundante iluminação natural, espaços integrados e grandes janelas que emolduram a paisagem.
ROC Batel: arquitetura industrial em Curitiba
Integrado à cidade e ao bairro, o ROC Batel simboliza a vanguarda, o movimento e a liberdade, tudo isso com flexibilidade e possibilidade de adaptação ao estilo de vida dos moradores.
O ROC Batel traz elementos arquitetônicos industriais desde a fachada do edifício, como os painéis metálicos móveis, que conferem sombreamento para controlar a incidência solar e mais privacidade aos moradores. Em contraste com outras cores, materiais e volumes, esses painéis agregam dinamismo ao ROC, pois podem ser dispostos de acordo com a quantidade de luz natural desejada em cada unidade.
Nos interiores desse imóvel-arte, as plantas variam de 104 m² a 314 m² e utilizam o conceito de open residences para oferecer apartamentos personalizados e flexíveis, com ambientes amplos e integrados. Nas unidades, são destaques as esquadrias piso-teto nas suítes e nas áreas sociais, a cozinha gourmet com ilha e o pé-direito livre de 3 metros ou duplo (a depender da planta).
Entre as áreas comuns do imóvel-arte, uma referência nova-iorquina é o “pocket park”, miniparque que convida os moradores a vivenciarem experiências sensoriais em ambientes contínuos e integrados.
Nesse espaço, uma passarela suspensa permite contemplar uma araucária preservada, tendo como plano de fundo um painel com floreiras e quedas d’água. O pocket park inclui ainda espreguiçadeiras para um agradável banho de sol, um lounge com lareira ecológica e uma horta para o livre plantio de temperos.
Na Galeria Laguna, é possível conferir mais detalhes sobre o ROC Batel, já 100% comercializado, ou conhecer imóveis-arte com unidades ainda disponíveis, situados na mesma região. No espaço, clientes e visitantes também conferem maquetes e decorados e conversam com nossos consultores.
Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria Laguna fica aberta ao público de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h. Conheça!