Espaços que manifestam a cultura italiana em Curitiba

Em Curitiba, a cultura italiana é um legado vivo, preservado e reconhecido, que se manifesta em diversas esferas, da arquitetura à gastronomia. A seguir, confira mais detalhes da herança perpetuada pela capital paranaense e as inspirações italianas do TREVI Batel.

Cultura italiana ao ar livre

Santa Felicidade

O charmoso bairro de Santa Felicidade é uma imersão completa na cultura italiana, com uma rica herança presente desde a arquitetura até a tradição gastronômica da região. As ruas do bairro evocam uma atmosfera única e acolhedora com belos jardins e casas com fortes traços arquitetônicos da Itália.

Pelas ruas de Santa Felicidade, moradores e visitantes se conectam à essência da identidade italiana, em uma região que preserva o agradável clima das pequenas cidades da Itália. No bairro, é possível encontrar lojas com produtos típicos e artesanais, como queijos e vinhos importados. A região também costuma promover festivais e eventos que celebram a cultura italiana.

Espaços de homenagem

O Bosque São Cristóvão, também conhecido como Bosque Italiano, tem mais de 23 mil m² e um acervo que preserva a história da chegada dos imigrantes italianos a Curitiba.

Ampla e florida, a sede do Memorial de Imigração Italiana é palco de celebrações como a Festa da Uva, a Festa da Polenta e a Festa do Vinho, regadas a música, dança e comidas típicas.

Leia mais: Inspirações curitibanas do PINAH

Herança arquitetônica

Uma das grandes contribuições dos imigrantes italianos se reflete nas edificações de Curitiba, incluindo construções residenciais e igrejas. Ainda em Santa Felicidade, a Igreja São Brás é um marco arquitetônico que se destaca pelo estilo neogótico e por detalhes ornamentais de tradição europeia.

Outro espaço dedicado aos imigrantes italianos em Curitiba é o Palácio Garibaldi, no centro histórico, projetado por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália radicado na capital paranaense. Com estilo arquitetônico neoclássico, a edificação foi fundada com o intuito de reunir imigrantes italianos e, hoje, sedia eventos diversos.

Palácio Garibaldi, em Curitiba

Outro destaque é a Casa da Cultura Italiana, também em Santa Felicidade, um renomado centro cultural que celebra sua herança por meio de eventos, exposições e outras atividades. O estilo clássico da edificação ilustra como a arquitetura italiana moldou o bairro.

Já a Igreja São Vicente de Paulo, no bairro São Francisco, foi construída no início do século XX para atender à comunidade italiana e reflete a forte influência católica dos imigrantes que se instalaram em Curitiba.

Igreja São Vicente de Paulo, em Curitiba | Imagem: Website da Igreja São Vicente de Paulo

Para além da herança religiosa, a igreja conta com uma arquitetura neorromânica que mescla elementos do medievo com traços modernos. A construção esbanja colunas robustas e arcos semicirculares que remetem às construções religiosas da Idade Média e conta com pinturas dos irmãos italianos Anacleto e Carlos Garbaccio.

Influências gastronômicas

A gastronomia italiana pode ser degustada em diversos locais de Curitiba, assim como em outras regiões do Sul do Brasil.

A Vinícola Durigan é uma das mais tradicionais de Curitiba, com uma ambientação 100% italiana que confere uma atmosfera rústica e acolhedora. O local proporciona uma imersão em produtos italianos legítimos e oferece degustação de queijos, vinhos, espumantes, chocolates e petiscos, entre outras opções.

Próximo ao TREVI Batel e ao lado da Galeria Laguna, a Pamphylia é um restaurante tradicional no coração do bairro para amantes da boa e velha cozinha italiana. O estabelecimento incorpora uma estética clássica com arcos internos, iluminação aconchegante e paredes de tijolos que remetem às tradicionais cantinas da Itália. A casa oferece um cardápio variado, que vai desde massas clássicas até pizzas requintadas.

Galeria Laguna e restaurante Pamphylia

Ainda nos arredores do TREVI Batel, o Doppo Cucina mescla sabores e aromas da culinária italiana a um ambiente sofisticado e de arquitetura histórica. O restaurante fica em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Curitiba e se destaca por deliciosas massas artesanais servidas com carnes variadas.

Influências italianas no TREVI Batel

Em uma região repleta de comodidades, a uma quadra do Shopping Pátio Batel, o TREVI Batel é um projeto de vanguarda, inspirado na arquitetura italiana. Localizado na Hermes Fontes, o imóvel-arte se materializa em um terreno de 75 m de extensão, com 2 torres, 6 pavimentos e 26 residências de 100m² a 706m².

Com as obras já iniciadas, o empreendimento partiu de uma viagem ao passado para captar o ritmo, as proporções e os materiais das icônicas construções italianas.

A arquitetura do TREVI Batel foi concebida em torno de um átrio central que valoriza a iluminação e a ventilação naturais e está presente há séculos nas clássicas construções italianas.

No TREVI, o átrio é um pátio central e aberto situado em meio a cada uma das duas torres do imóvel-arte, a Marmo e a Rocca. As torres são baixas e paralelas, respeitando a atual escala do bairro.

Além disso, o projeto arquitetônico do empreendimento abraça uma área amplamente vegetada que dá continuidade à rua, com percursos diversos desenhados para conduzir os moradores aos interiores. Também fazem parte do projeto pátios vegetados no interior das torres.

Por sua vez, o paisagismo do TREVI tem como inspiração os jardins italianos e incorpora elementos como arbustos com floração perfumada, muros revestidos com trepadeiras, plantas floridas, pisos e revestimentos de pedra, fontes e jardineiras.

O projeto paisagístico priorizou plantas características da região do Batel, muitas delas introduzidas em Curitiba por imigrantes italianos. Dessa forma, o TREVI resgatará a identidade, a memória e os laços afetivos também por meio da vegetação.

Paisagismo no acesso do TREVI Batel

No subsolo do TREVI Batel, o projeto reforça a tradição da vinicultura com uma cave de vinhos especialmente pensada para os apreciadores da bebida. Esse espaço único conta com adega climatizada e exclusiva por apartamento, área de lounge, mesa para degustação, bancada com pia e decoração intimista.

Assista ao vídeo conceitual do empreendimento:

Na Galeria Laguna, é possível conhecer mais detalhes do TREVI Batel, conferir a maquete e o decorado do residencial e conversar com nossos consultores. O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Conheça!

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário