Sustentabilidade: conheça a técnica upcycling

Sustentabilidade: conheça a técnica upcycling - Construtora Laguna

Upcycling é uma tendência atual do segmento de moda sustentável. O termo é voltado para a customização de roupas e objetos, porém, com detalhes a mais do que simplesmente personalizar um jeans ou camiseta guardados no roupeiro.

Muito utilizado por empresas independentes, essa técnica também já ganhou a atenção de grandes marcas, como Comme des Garçons e Cavalera. Esta última lançou uma linha inspirada no upcycling com mais de 50 modelos de carteiras e bolsas criadas a partir de sacos de cimento usados. Diferentemente da reciclagem, o intuito do upcycling é dar continuidade ao ciclo de vida de produtos que seriam descartados.

Assim como o veganismo, o upcycling faz com que as pessoas possam refletir sobre as ações cotidianas e quais são seus impactos para a sociedade.

Algumas das características dessa moda sustentável são:

Sustentabilidade

As roupas são criadas sem poluir o ar ou a água. Além disso, reduzem a quantidade de resíduos que passariam anos em aterros sanitários. Em longo prazo, significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas e menos mineração.

Criatividade

Sustentabilidade: Sustentabilidade: conheça a técnica upcycling - Construtora Laguna

Para ver o potencial de produtos que seriam descartados, é necessário exercitar a criatividade e repensá-los como novas peças de roupa ou itens de decoração, criando algo inovador e bonito.

Um exemplo simples da aplicação do upcycling no cotidiano é reutilizar uma calça jeans antiga. Ela pode se transformar em uma bolsa, renovando e prologando o ciclo do item inicial. Assim, você tem uma nova peça, e o principal: sem descartar lixo no meio ambiente.

Resumidamente, a ideia é transformar itens a princípio inúteis, agregando a eles mais valor e um novo propósito.

Estimulando o desenvolvimento consciente na sociedade, a Construtora e Incorporadora Laguna está construindo empreendimentos com os selos LEED ou GBC, sendo a empresa com o maior número de projetos sustentáveis certificados ou em certificação do Sul do Brasil.

O selo GBC é responsável por estimular a indústria de construção sustentável no Brasil. Já o LEED, utilizado em mais de 160 países, trata-se de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental de edificações, que incentiva a transformação dos projetos, das obras e das operações tendo como foco a sustentabilidade.

Além disso, disponibiliza uma Praça de Convivência, investindo em práticas voltadas para sustentabilidade, como a coleta de lixo seletivo e a OPTree, uma “árvore” que converte energia solar em elétrica para carregar tomadas USB. O comprometimento social e ambiental é um valor fundamental que a Laguna carrega em seu DNA.

Leia também: Conheça a sacola biodegradável feita de mandioca da Avani Eco

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário