Tecnologia e design: união que inova os interiores

Tecnologia e design no interior

Cada vez mais, a inovação tem transformado a arquitetura com a finalidade de elevar a experiência dos ocupantes. Resultado da união entre tecnologia e design, diversas são as soluções do mercado que agregam mais conforto e comodidade, confira quatro delas a seguir!

Design de lavatório

A recente coleção Ona, da empresa brasileira Roca, foi apresentada na edição deste ano da ExpoRevestir, que aconteceu em março. A coleção compreende 35 itens, entre lavatórios, banheiras, bacias sanitárias, cubas e outros acessórios de banheiro.

As soluções foram resultado de dois anos de pesquisa e mesclam design minimalista, tecnologia e materiais orgânicos. O visual claro e aconchegante das peças faz alusão aos elementos naturais e propõe criar ambientes com mais conforto e bem-estar em projetos residenciais ou comerciais.

Uma das inovações da coleção é o sistema Rimless, das bacias sanitárias sem arestas, no qual jatos simplificam a limpeza. Tudo isso sem gastar mais do que uma descarga de 3/6 litros. Nos assentos e tampas da coleção, a tecnologia Softclose alivia o impacto entre o vaso e a tampa para um fechamento suave, o que também evita ruídos ou incidentes com crianças, conferindo segurança aos usuários e durabilidade ao produto.

Já nas torneiras, a tecnologia Touchless possibilita higienizar as mãos sem contato direto, com pouco esforço e mais segurança, enquanto o sistema Cold Start limita o fluxo a 5 litros de água por minuto.

Para a fabricação das peças, a Roca contou com a tecnologia Fineceramic, que permite a produção de cubas mais leves. Isso agiliza os processos e diminui o impacto do transporte, o que reduz a pegada de carbono desde a produção até a distribuição dos produtos.

Tecnologia e design na hora do banho

A renomada empresa alemã Dornbracht destacou-se mais uma vez, agora por sua inovadora linha de spa. Esta integra produtos como chuveiros inteligentes que aliam design, bem-estar e experiências sensoriais.

A tecnologia dos chamados “Rain Showers” simula as propriedades das gotas de chuva, com o objetivo de proporcionar vivências mais naturais, relaxantes e purificadoras na hora do banho.

Os produtos também trazem a opção de iluminação integrada com Smart Home Connection. Essa solução promove uma inovadora interação entre luz e água, que permite personalizar o chuveiro de acordo com as preferências do usuário.

Com design refinado, os chuveiros da Dornbracht inovam pela ausência de parafusos visíveis, o que gera a sensação de um chuveiro flutuante sob o teto.

Tecnologia de revestimento

Uma das criações recentes que mesclam tecnologia e design é o Áris, concebido pela empresa brasileira Guararapes e lançado com destaque na 39ª Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile).

Trata-se de um revestimento pioneiro voltado para peças de MDF. Nele, a tecnologia alemã integrada faz com que feixes de elétrons se juntem a camadas de resina acrílica, formando uma base extra de proteção.

Com isso, a solução protege os materiais contra microarranhões, manchas e marcas de dedo. O produto também confere resistência a altas temperaturas e bloqueia raios ultravioleta.

Cerâmicas com benefícios ambientais

As cerâmicas Active Surfaces, criadas pela empresa italiana Fiandre Architectural Surfaces, representam uma inovadora solução que une design, funcionalidade e bem-estar. Elas são resultado de uma pesquisa de 10 anos entre o Grupo Iris Ceramica e o Departamento de Química da Universidade de Milão.

O produto é pioneiro no mundo por suas propriedades antibacterianas, fotocatalíticas e antipoluição, com certificações ISO e duas patentes europeias.

A função antipoluição do produto elimina de forma contínua e permanente substâncias poluentes presentes no ar e prejudiciais à saúde. Já a propriedade antiodor das cerâmicas degrada as principais moléculas que geram maus cheiros, graças à ação fotocatalítica das cerâmicas.

Esta mesma propriedade também torna os produtos autolimpantes, pois reduz a aderência da sujeira à superfície, facilitando a remoção de resíduos. No caso de cerâmicas expostas na fachada dos projetos, a limpeza é feita, inclusive, pela própria água da chuva. Nos interiores, a propriedade autolimpante reduz a necessidade de produtos de limpeza concentrados e agressivos à saúde.

As cerâmicas Active Surfaces são, ainda, antibacterianas, antimofo e antifúngicas. Isso porque a fotocatálise do produto induz um processo de oxidação que elimina até 99% das bactérias em contato com as cerâmicas. Com todas essas vantagens, a solução da Fiandre alia design à promoção da qualidade ambiental dos projetos. 

Soluções como essas demonstram o crescente avanço do mercado de design aliado a novas tecnologias, oferecendo cada vez mais inovação e praticidade à rotina e elevando a experiência dos ocupantes em projetos arquitetônicos.

Fonte: ArchDaily, Haus e Casa Vogue

Posts relacionados

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário