Moradia impressa em 3D será realidade na Holanda já em 2019

A impressão 3D ainda não é algo muito comum em nosso dia a dia, porém já viabiliza projetos incríveis que parecem ter vindo do futuro. É o caso do Project Milestone, da empresa Van Wijnen, que visa construir casas de concreto por meio de impressão 3D, e que serão disponibilizadas para moradia já a partir de 2019.

Moradia impressa em 3D será realidade na Holanda em 2019 - Construtora LagunaA técnica pretende revolucionar a indústria da construção civil nos próximos anos. As moradias serão erguidas na cidade de Eindhoven, na Holanda, como resultado de uma parceria entre seis empresas, entre elas a Universidade de Tecnologia de Eindhoven e a autoridade municipal.

Serão cinco casas no total e a ideia é que elas sejam construídas uma de cada vez, para que o aprendizado adquirido em uma possa ser aplicado nas outras. A primeira deverá ser finalizada em 2019 e terá 90 metros quadrados e um andar com três quartos. As próximas construções não seguirão o mesmo padrão, podendo ser mais complexas e com mais andares. A quinta e última, por sua vez, será a mais completa e espera-se que todos os seus materiais sejam impressos em 3D, inclusive os tubos do encanamento.

Uma característica marcante deste tipo de habitação é a flexibilidade de formatos, ou seja, a capacidade de produzir quase qualquer forma. Isto fica muito claro no Milestone, já que as casas são ovaladas, com amplas janelas e longe dos padrões a que estamos acostumados.

Moradia impressa em 3D será realidade na Holanda já em 2019 - Construtora Laguna

Entre os principais benefícios da impressão 3D na construção civil estão os cortes de custos, já que é produzida a quantidade exata de concreto e a mão de obra necessária é menor; a possibilidade de personalização de desenho e cores; e a integração de circuitos embutidos na própria planta para favorecer sistemas sem fio de smart homes.

Em adição, os lares serão sustentáveis, confortáveis, energeticamente eficientes e rodeados de muito verde, pois estarão localizados em um bosque próximo a um lago. Há menos desperdício de materiais na construção e, logo, menor impacto ambiental.

Leia também: Casa flutuante e sustentável

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário