7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York!

A cidade de Nova York é uma das mais visitadas do mundo! Isso porque conta com inúmeras atrações turísticas, agradando a pessoas de todas as idades e preferências. Mas para os amantes da arquitetura, a experiência é ainda mais especial, um destino obrigatório na lista de viagens a serem realizadas.

Conhecido por seus arranha-céus, edifícios únicos e históricos, o roteiro arquitetônico de Nova York oferece mais de 100 possibilidades incríveis. Mas para facilitar, selecionamos 7 obras arquitetônicas que você precisa conhecer. Confira!

1. Empire State Building

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Construtora Laguna

Ícone da cultura dos Estados Unidos, o Empire State Building foi projetado por Shreve, Lamb & Harmon, no estilo art déco, e finalizado em 1931. Com 380 metros de altura e 102 andares, ele foi por quase 40 anos o edifício mais alto do mundo, e apesar de ter caído para a 29ª posição atualmente, continua sendo um dos principais pontos turísticos de Nova York, com uma vista impressionante da cidade.

2. Whitney Museum of American Art

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Whitney Museum - Construtora Laguna

Com uma estrutura assimétrica de concreto e vidro, a nova sede do museu americano foi projetada para minimizar a sombra gerada ao seu redor. A obra foi inaugurada em 2015, e é assinada pelos escritórios de Renzo Piano e Cooper Robertson.

Localizado entre o rio Hudson e o High Line, jardim suspenso que reaproveita uma antiga via férrea e também é digno de visita, o museu busca conectar seu interior com a paisagem da região, fazendo com que as pessoas consigam sentir de dentro o que acontece no lado de fora.

3. Hearst Tower

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Hearts Tower - Construtora Laguna

Não é apenas a estrutura triangular incrível que chama a atenção no Hearst Tower, mas sim seu comprometimento com a sustentabilidade. Ele foi o primeiro arranha-céu de Manhattan a conquistar a medalha de ouro do programa Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), em 2006.

Projetado por Foster + Partners, o prédio é composto por um sistema denominado diagrid, que consiste em uma malha diagonal de alta eficiência em termos de peso, resultando na utilização de cerca de 20% menos aço do que uma construção convencional. Além disso, 90% das mais de 10 mil toneladas de aço usadas são derivadas de material reciclado.

Como primeiro edifício verde de Nova York, o Hearst Tower ainda conta com sistema de coleta de água da chuva, consome 25% menos energia e explora ao máximo a iluminação natural.

4. Flatiron Building

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Flatiron Building - Construtora Laguna

Primeiro arranha-céu da cidade de Nova York, o Flatiron Building foi uma referência arquitetônica no século 20. Finalizado em 1902, por Daniel Burnham, seu nome remete ao formato pouco convencional, semelhante a um ferro de passar roupas da época. A popularidade do edifício foi tamanha que a região também adotou seu nome, passando a se chamar Flatiron District.

5. The Oculus

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! The Oculus - Construtora Laguna

Com forma similar a um pássaro voando, o edifício construído por Santiago Calatrava abriga a estação de trem do One World Trade Center, novo empreendimento localizado onde ficavam as famosas Torres Gêmeas.

Suas altas vigas brancas e circulares atraem a atenção de muitos turistas, que podem aproveitar o passeio para visitar o Westfield Mall, shopping com cerca de 100 lojas no salão oval do interior do edifício.

6. 520 W 28th St

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Zaha Hadid - Construtora Laguna

Um dos últimos projetos assinados pela renomada arquiteta Zaha Hadid e o único em Nova York, o edifício residencial surpreende pelo seu desenho futurista e formas orgânicas, que se conectam com a paisagem da região (também próxima ao High Line) por meio dos imensos planos de vidro.

7. Grand Central Terminal

7 incríveis obras arquitetônicas em Nova York! Grand Central - Construtora Laguna

Considerado o maior terminal metroviário do mundo, o Grand Central Terminal é também um famoso cenário para encontros e despedidas comoventes nos filmes americanos. Sua característica mais marcante é a amplidão, sendo composto por 44 plataformas e um total de 67 linhas ferroviárias.

A construção clássica de 1913 ainda conta com um teto repleto de pinturas de constelações, detalhe que faz com que muitos viajantes fiquem hipnotizados pela obra enquanto caminham com as cabeças erguidas.

Leia também: Conheça 6 das passarelas de pedestres mais impressionantes do mundo

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário