Uma curta caminhada pelo bairro do Batel, onde estão sendo construídos o ROC Batel e o LLUM Batel, revela que a cena artística da capital está em boa forma. São quatro galerias de arte contemporânea abertas na região nos últimos anos. A SIM Galeria, a Boiler, a Galeria Teix e a ARQ/ART Galeria ficam a poucas quadras umas da outras, fomentando um mercado promissor, tanto de artistas locais quanto de nomes consagrados no Brasil e no exterior.
Para quem é apaixonado pelas artes, mas ainda está em dúvida sobre como começar a colecionar, separamos algumas dicas. Confira!
Investimento
A arte tem a função de exprimir ideias, pensamentos e conceitos. O mais importante é que o colecionador se identifique com a obra, pois possivelmente irá conviver com ela no dia a dia. Já a função do galerista é orientar uma aquisição mostrando a trajetória do artista e a projeção do seu valor no mercado.
As obras precisam combinar com a decoração?
A arte não precisa necessariamente combinar com a decoração da casa, contudo, é possível pensar em projetos que criem certa simbiose entre obras, design e decoração.
4 conselhos úteis para quem quer colecionar arte contemporânea
- Visitar frequentemente exposições em museus e galerias.
- Pesquisar sobre arte, pois conhecimento é crucial no processo.
- Aproximar-se de galeristas para ter acesso a boas obras e também colher o máximo de informações.
- A leitura é fundamental.
Galerias de arte contemporânea em Curitiba
Boiler Galeria
Localizada em um endereço charmoso no Batel, a Boiler Galeria já virou referência na cena artística contemporânea da cidade. Comandado pela artista Lívia Fontana, o espaço apresenta ao público obras de arte originais, fotografias e gravuras de artistas brasileiros escolhidos através de uma curadoria apurada que busca, além da técnica, originalidade nas criações.
Endereço: Alameda Pres. Taunay, 314.
SIM Galeria
Na Casa de Pedra, onde há anos funciona a Galeria Simões de Assis, Laura e Guilherme Assis apostaram no know-how da família e abriram a SIM Galeria, com um projeto arquitetônico clean e uma agenda bastante ativa de exposições.
Endereço: Alameda Pres. Taunay, 130 A.
Galeria Teix
Com 15 anos de história, o local é estúdio de tatuagem contemporânea e galeria. A Teix apresenta trabalhos autorais, originais e exclusivos, além de funcionar como produtora cultural de eventos relacionados a tatuagem e arte contemporânea global.
Endereço: Alameda Augusto Stellfeld, 1581.
ARQ/ART Galeria
A ARQ/ART Galeria compõe o cenário de galerias de arte contemporânea de Curitiba desde 2014, e tem como objetivo difundir trabalhos através de suas conexões artísticas no âmbito nacional, assim como ampliar a representatividade regional no mercado brasileiro.
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 355.
Leia também: Bienal de Curitiba homenageia a China