Na arquitetura contemporânea, os espaços externos foram ressignificados. Cada vez mais, eles têm sido direcionados ao propósito de promover a conexão entre os usuários e a vida no entorno, aliando valores como bem-estar e sustentabilidade. Confira mais detalhes a seguir.
Um convite para a vida lá fora
Desde a arquitetura moderna, os espaços externos passaram por uma releitura que se alinha às demandas e ao estilo de vida de cada época. Enquanto no século XX os projetos arquitetônicos priorizavam quesitos como simplicidade e funcionalidade, a arquitetura contemporânea valoriza conceitos holísticos, sustentabilidade e tecnologia, demonstrando maior preocupação com aspectos socioambientais.
Ao focarem na qualidade de vida dos usuários, os projetos contemporâneos passam a priorizar a oferta de ambientes saudáveis, confortáveis e funcionais, o que inclui espaços externos e a conexão entre o interior e o exterior da construção.
Para além do acesso à paisagem, essa abordagem propõe uma relação harmônica entre ambientes construídos e a natureza, onde os usuários são contemplados com os benefícios de uma vida em contato com ar puro, vistas amplas, luz solar e vegetação. Assim, os espaços externos na arquitetura contemporânea aprimoram as residências e promovem mais conforto, bem-estar e qualidade ambiental.
Leia mais: Espaços kids e arquitetura voltada ao bem-estar das crianças
Novas abordagens nos espaços externos

Na arquitetura contemporânea, diversos são os desenhos, configurações e intervenções que visam conectar os usuários à vida externa, com a devida oferta de conforto e funcionalidade.
Presença da natureza
Em terraços, jardins e varandas, a presença de plantas ou de um projeto paisagístico, junto à valorização da luz natural e de ar fresco, potencializa o conforto térmico e a sensação de bem-estar que esses ambientes promovem.
Sustentabilidade em pauta
Em projetos sustentáveis, espaços externos integram recursos como materiais ecológicos, hortas, paisagismo com espécies nativas e sistemas de reúso da água da chuva para irrigação das plantas.
Pátios comunitários
Nas áreas comuns dos projetos, espaços como pátios compartilhados atuam como um ponto de encontro e incentivam o convívio e a interação entre os ocupantes, com segurança e privacidade.
Materiais e estruturas
As sacadas dos edifícios contribuem para levar o mundo exterior para dentro da construção, estabelecendo a integração visual entre os ambientes e o senso de continuidade entre interiores e espaços externos.
Nos projetos contemporâneos, o envidraçamento das sacadas alia vistas panorâmicas, sensação de amplitude e o melhor proveito da luz natural a vantagens como eficiência energética, controle térmico e um isolamento acústico eficaz.
Pátios internos
O acesso a jardins ou pátios internos no centro dos edifícios é outra abordagem que conecta verticalmente o espaço aos demais pavimentos do projeto. Esses locais privativos são beneficiados pela ventilação natural, que mantém os interiores arejados, e pela abundante iluminação, que auxilia no conforto térmico do edifício.
A vida ao ar livre nos imóveis-arte Laguna

Espaços externos e acessos abertos com paisagismo são uma marca registrada dos imóveis-arte Laguna. Eles se conectam e convidam os moradores a desfrutar inconfundíveis momentos ao ar livre.
As vantagens do átrio
A arquitetura do TREVI Batel foi concebida em torno do átrio, pátio central e aberto situado em meio a cada uma das duas torres, em uma releitura moderna dos pátios italianos.
Há séculos, o átrio é utilizado especialmente nas construções italianas para aproveitar a iluminação e a ventilação naturais. Na circulação íntima do TREVI, os rasgos voltados para o átrio permitem a conexão com o exterior, trazendo a sensação e o aconchego de se estar em casa.
Além de valorizar a entrada de luz e a circulação de ar cruzada, o átrio, junto aos pátios vegetados, irá proporcionar microclimas amenos nas unidades residenciais do TREVI, sem abrir mão da privacidade dos moradores.
Com a consultoria de conforto e certificações da Petinelli, o imóvel-arte terá o melhor projeto de conforto térmico, com renovação de ar via sistemas mecânicos de ventilação, que permitirão a entrada de ar puro nos ambientes internos.
Residências-terraço

O inconfundível KAÁ é composto por residências suspensas e escalonadas que variam de 425 m² a 667 m². Nos interiores, os moradores desfrutarão de uma vida confortável e repleta de comodidades, com vista para a natureza, ventilação cruzada e luz natural sempre presentes.
Do lado de fora de cada unidade, um grande terraço com piscina privativa e vista para o bosque será um convite para os ocupantes se conectarem com a bela paisagem externa.
Paisagismo com soluções sustentáveis
No paisagismo do TREVI Batel, serão integrados diferenciais como espécies nativas, gerenciamento e reaproveitamento da água pluvial e sistema de irrigação automatizado e interligado com sensores de chuva e umidade para acionamento eficiente.
Além disso, o paisagismo do empreendimento buscou utilizar plantas que caracterizam as residências do Batel e redondezas – muitas delas trazidas a Curitiba por imigrantes italianos –, como uma forma de resgatar a identidade, a memória e os laços afetivos através da vegetação.
Residências-jardim
O ALMÁA Cabral é outro imóvel-arte Laguna que ilustra a proposta de morar em harmonia com o meio ambiente. Nesse empreendimento que se apresenta como um verdadeiro oásis urbano, os moradores podem contemplar a vista para a Serra do Mar ou para o campo de golfe do Graciosa Country Club.
Outro diferencial são suas residências-jardim, que variam de 499 m² a 573 m² e incluem terraços descobertos e espaços contemplativos repletos de conforto, bem-estar e aconchego.
Já no TREVI Batel, a unidade garden, situada na Torre Marmo, é um destaque. A residência possui uma metragem de 706 m² – sendo 396 m² de terraço descoberto – e inclui 5 suítes e 5 vagas na garagem. A área externa do garden é um inconfundível espaço de lazer e descanso com piscina e um paisagismo único, para quem deseja se sentir verdadeiramente em casa.
Na Galeria Laguna, clientes e visitantes podem saber mais sobre os inconfundíveis espaços dos imóveis-arte e seus diferenciais de conforto, paisagismo, sustentabilidade e bem-estar. O local fica aberto ao público de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h na Av. do Batel, 1713. Confira!