No mercado da construção civil, alguns aspectos garantem o conforto dos moradores e frequentadores dos empreendimentos. Entre eles, estão as linhas de vidro que proporcionam isolamento acústico no dia a dia e as linhas voltadas para o controle solar, que tem como objetivo bloquear o calor e os raios UV.
Os vidros insulados são responsáveis por diminuir a frequência de barulhos e ruídos por meio da aplicação de uma camada de ar desidratado ou de gás no espaço que fica entre as lâminas de vidro. Após selada, essa camada garante que o vidro não fique embaçado.
A seguir, confira detalhes sobre os benefícios desse diferencial utilizado pela Construtora Laguna em seus projetos.
Isolamento acústico
Um dos principais benefícios dos vidros insulados é o conforto acústico que proporcionam aos interiores, por meio do isolamento de som entre ambientes. Esse tipo de vidro reduz os ruídos em 35 dB a 40 dB, diferentemente de um vidro laminado convencional, que reduz aproximadamente em 25 dB.
Os vidros insulados são recomendados para locais com bastante intensidade sonora, sejam imóveis residenciais ou comerciais. A configuração do espaço também interfere no tipo e na necessidade do isolamento, se é de fora para dentro, de dentro para fora, entre outros fatores.
Conforto térmico com vidros insulados
Vidros insulados também garantem conforto térmico na rotina, tanto no frio quanto no calor. A grande propriedade do vidro insulado é o isolamento que ele proporciona, superior ao do vidro laminado. Ou seja, a troca térmica entre o ambiente interno e o exterior é muito menor quando comparados esses tipos de vidros.
Se considerarmos o coeficiente geral de transferência de calor, conhecido como fator U, uma unidade de medida que indica isolamento térmico, o vidro laminado possui um fator U de 5,6 W/(m².K), enquanto o vidro insulado possui um fator U de 2,8 W/(m².K).
Quanto menor esse valor, menor é a troca entre ambientes internos e externos, sendo maior o isolamento térmico. Dessa forma, em comparação ao laminado, o vidro insulado possui o dobro da capacidade de isolamento.
Regula a luminosidade
Os vidros low-e podem ser insulados, temperados, curvados, laminados ou serigrafados. Eles foram criados inicialmente para serem aplicados em empreendimentos localizados em países onde o clima é frio, para que a entrada de luz natural mantenha as áreas internas aquecidas, preservando a luminosidade necessária para o ambiente.
Na fabricação deste tipo de vidro, é feita uma fina camada responsável por filtrar os raios solares e que ajuda a melhorar o controle da transferência de temperatura entre os espaços.
Recomendado para fachadas ou janelas, também é um grande aliado na estética dos projetos, já que não provoca o efeito espelho, bastante negativo visualmente.
Assim, além de favorecer a incidência de luz natural, o low-e evita radiações como a UV e reduz a troca de calor entre os ambientes.
O imóvel inconfundível PINAH, lançamento Laguna, oferecerá aos seus futuros moradores esse sistema que garante maior conforto e bem-estar. O empreendimento utilizará vidros solares, low-e, laminados ou insulados, conforme consultoria específica para cada unidade.
Nossa missão como empresa é projetar espaços e soluções que proporcionem mais praticidade e conforto na rotina e garantam mais equilíbrio entre pessoas e meio ambiente.