Conheça o projeto que leva iluminação para comunidades carentes

Painel solar

A ONG Litro de Luz foi fundada em 2014, no Brasil, e atualmente mantém atividades em mais de 20 países. Seu objetivo é levar energia elétrica para comunidades carentes por meio de tecnologias sustentáveis.

No Brasil, a instituição está presente em 5 regiões, já impactou 16 mil pessoas e trabalha com 3 frentes principais de luz: lâmpada de Moser, poste externo e lampião.

A lâmpada de Moser, também conhecida como lâmpada de garrafa pet, foi criada em 2002 pelo mecânico Alfredo Moser, de Uberaba (MG). Essa fonte de energia renovável e reciclável foi inventada para ajudar as pessoas a economizar energia.

Os postes externos são bastante conhecidos nas cidades. São altos, seguros, garantem uma iluminação eficiente e alguns modelos podem contar com lâmpadas LED.

Lâmpadas

Já os lampiões funcionam como uma lanterna e consomem menos energia, iluminando por mais tempo. Atualmente existem versões em LED que também podem ser utilizadas para a decoração de ambientes.

O Litro de Luz baseia-se em uma metodologia de fácil adaptação a comunidades. Entretanto os trabalhos normalmente começam em média três meses antes, para que as pessoas possam conhecer o projeto e ajudar na escolha do poste que será inserido no local.

Na maioria das vezes, os postes são feitos com um controlador, uma bateria, garrafas pets e uma placa solar. Trata-se de uma solução efetiva e que tem como propósito empoderar as comunidades – os moradores participam da construção e passam a ter relação de zelo com ela.

Segundo uma das idealizadoras do projeto, Pamela Lopes, a ONG inspirou-se no brasileiro Alfredo Moser, inventor da luz engarrafada, uma criação tão inteligente quanto simples: consiste em fazer um buraco no teto, inserir uma garrafa no buraco e colocar água nela. Assim, durante o dia, a água refletirá a luz para dentro das casas.

A ideia se espalhou e foi amplamente adotada, tendo em vista que ajuda a economizar energia elétrica. A ONG Litro de Luz realiza um mapeamento de comunidades do País para verificar quais necessitam do auxílio e quais estão aptas a receber os serviços.

O projeto conta com o trabalho de parceiros que ajudam na logística de implantação e no contato com os embaixadores, que são eleitos em cada comunidade para auxiliar também na implantação das fontes de energia.

Você pode realizar doações pelo site ou pela conta do PicPay da ONG. Caso tenha interesse em realizar uma doação, clique aqui.

A Construtora Laguna ressalta a importância de iniciativas de ONGs brasileiras voltadas para o bem-estar humano e apoia instituições sociais no Paraná, como a EquoSorriso, o Instituto AMA, O Amor Contagia, entre outras. Acreditamos que o desenvolvimento consciente da sociedade acontece por meio de iniciativas que pensam no coletivo.

Related Posts

  1. Árvores
  2. PINAH
  3. Pássaro
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário