Hábitos para ter uma vida mais sustentável

Hábitos para ter uma vida mais sustentável - Construtora Laguna

A sustentabilidade vai além da proteção à natureza. Também é necessário repensar os hábitos de consumo que causam impacto na preservação do meio ambiente e na sociedade e economia de forma geral.

Atitudes do nosso cotidiano podem contribuir para uma vida mais sustentável em todos os sentidos, desde reavaliar como gastamos nosso dinheiro até mudar alguns comportamentos de alimentação e consumo. Confira a seguir alguns hábitos positivos para adotar em sua rotina.

Economize água

Hábitos para ter uma vida mais sustentável - Construtora Laguna

O Paraná está enfrentando uma das maiores secas das últimas décadas. Devido à escassez de água, o consumo consciente desse bem tão precioso tornou-se uma pauta importante. Neste momento, economizar água e evitar o desperdício é imprescindível para conter a crise hídrica e de abastecimento pela qual passa o estado.

Por exemplo, banhos de 15 minutos gastam em média 135 litros de água. Há diversas soluções simples para economizar no banho e não desperdiçar água, como diminuir o tempo no chuveiro e fechar o registro quando você estiver se ensaboando ou lavando o cabelo, por exemplo.

Ao lavar a louça ou escovar os dentes, abra a torneira apenas quando for necessário. Assim você ajuda na preservação dos recursos naturais e economiza na conta de água no final do mês.

Os imóveis-arte Laguna contam com diferenciais tecnológicos para o reaproveitamento da água de chuva e utilizam metais e louças eficientes (chuveiros, torneiras e descargas sanitárias), com baixa vazão, sem comprometer o conforto tanto da área comum quanto das unidades. Com isso, garantimos a redução de consumo de água em nossos empreendimentos.

Reaproveite alimentos e tenha planejamento alimentar

Sempre que possível, podemos reaproveitar melhor os alimentos em nossa rotina. Por exemplo, cascas, talos e até sementes de frutas e verduras podem render pratos nutritivos e gostosos, como pães, bolos, risotos e tudo que a criatividade possibilitar.

Outro aspecto importante é planejar sua alimentação por períodos de 3 a 4 dias da semana, otimizando tempo, ingredientes e optando pelo uso de produtos frescos, apropriados para a época e com menos agrotóxicos.

Separe o lixo

Hábitos para ter uma vida mais sustentável - Construtora Laguna

Para diminuir a produção de lixo e amenizar as consequências que ele provoca no meio ambiente, como as mudanças climáticas, é importante adotar práticas sustentáveis na rotina, como a separação dos lixos orgânico e reciclável.

Descartar estes materiais em locais inadequados, como aterros sanitários, pode causar prejuízos e poluir o meio ambiente, já que os resíduos sólidos emitem gases poluentes, principalmente metano. A geração desse gás acontece porque a matéria orgânica presente nos resíduos, em situação de ausência de oxigênio, fortalece a ação de bactérias metanogênicas, que a decompõem, produzindo o metano.

Lembre-se de reutilizar, reduzir e reciclar sempre que conseguir. Para compreender melhor a destinação correta do lixo, acesse: Sustentabilidade: entenda a destinação correta do seu lixo.

Evite utilizar sacolas plásticas em excesso

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, plásticos podem levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Assim, uma das maneiras de diminuir esse impacto é apostar no uso de ecobags em sua rotina, nas idas a mercados e feiras. Trata-se de uma opção prática e sustentável para o dia a dia. Normalmente as sacolas ecológicas são fáceis de lavar e podem ser reutilizadas várias vezes no lugar das sacolas plásticas.

Transportes sustentáveis

Transportes sustentáveis são alternativas que podemos utilizar em nossa rotina a fim de ter mais praticidade sem prejudicar o meio ambiente. É importante lembrar que ser sustentável é apostar em iniciativas de longo prazo. Com meios de locomoção que agridem menos a natureza, é possível proteger nossa saúde e os recursos naturais do planeta.

Pensando nesse aspecto, a Construtora e Incorporadora Laguna irá disponibilizar carros elétricos para uso comum nos empreendimentos ALMÁA Cabral e MAI Terraces. Os moradores contarão ainda com pontos de recarga com energia gerada por placas fotovoltaicas, sem custos para os moradores. 

Hábitos para ter uma vida mais sustentável - Construtora Laguna

O ROC Batel, imóvel-arte localizado em um dos bairros mais charmosos de Curitiba, também aposta nessa iniciativa e contará com uma vaga para carregamento de carro elétrico.

Além disso, a Laguna entrega bicicletas em seus empreendimentos, incentivando os moradores e frequentadores dos seus projetos a usarem este meio de transporte.

Related Posts

  1. Benefícios da biofilia nos empreendimentos - Construtora Laguna
  2. Biomimética: entenda o conceito - Construtora e Incorporadora Laguna
  3. Mulher fazendo uso do Low Touch economy no dia a dia
  4. O Pinah é o próximo lançamento da Laguna - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário