Por sua presença comum em vestimentas e acessórios da realeza europeia na Idade Média, o veludo é considerado um tecido nobre e luxuoso até os dias de hoje. Forte tendência na moda, a decoração também recebe elementos aveludados como forma de trazer personalidade e ousadia ao ambiente.
Com toque extremamente macio e brilho suave, o veludo é visto como um material quente. Por este motivo, é utilizado com mais frequência em regiões de clima ameno, como é o caso de Curitiba, trazendo conforto e aconchego. Conforme sua aplicação, pode adaptar-se a diversos estilos decorativos, do clássico ao contemporâneo, e surpreender em projetos atuais e dinâmicos.
A observação de alguns detalhes é importante para garantir que a decoração seja leve e harmonize com os demais objetos do cômodo. Veja como aplicar o veludo em sua casa garantindo elegância e sofisticação.
Mesclado com tons metálicos
Ao unir elementos metálicos com móveis revestidos em veludo, quebra-se o tradicionalismo comumente atrelado ao tecido e constrói-se um ambiente moderno e inovador. O metal pode estar presente em luminárias, estantes, detalhes do próprio móvel, espelhos e ornamentos diversos.
Revestindo móveis de modelagem clássica
Móveis de modelos clássicos com detalhes em veludo ou até mesmo originais antigos, reformados e revestidos com o tecido, trazem um clima retrô para a decoração. Poltronas e sofás aveludados tornam-se mais convidativos e aconchegantes pela maciez do toque.
Contrastando com diferentes texturas
Mesclar materiais de diferentes texturas é uma excelente maneira de criar um espaço despojado. A madeira e o couro, por exemplo, provocam um contraste interessante com o veludo.
Compondo ambientes monocromáticos
O brilho suave particular do veludo funciona muito bem para destacar elementos de ambientes monocromáticos. Ao utilizar tons pastel, esta estratégia tem ainda a funcionalidade de acentuar o sentimento de conforto e acolhimento.
Como ponto de cor
Cômodos minimalistas ou predominantemente brancos e de tons neutros ganham mais vida com elementos decorativos e coloridos em veludo, que se destacam e criam uma atmosfera alegre e descontraída.
Em forma de detalhes
Quem tem receio de arriscar e prefere uma decoração discreta pode apostar nos detalhes. Almofadas, pequenos tapetes ou mantas de veludo são suficientes para agregar sofisticação ao local. Além disso, são fáceis de substituir e permitem diversas variações.
Em projeto desenvolvido para evento da Casa Sul no MAI Home, Talita Nogueira utilizou o veludo azul em contraste com as cores claras do sofá e das paredes, harmonizando com os quadros que compuseram o ambiente.
Leia também: Ideias para decorar varandas fechadas