Surpreendendo pela arquitetura única e grandiosidade do empreendimento, a construtora Guizhou Ludiya Property Management decidiu quebrar o recorde ao construir a maior cachoeira artificial do mundo, na lateral do edifício Liebian International Plaza.
O empreendimento conta com 121 m de altura, sendo que a queda d’água ocupa 108 m, e fica no coração da cidade de Guiyang, capital de Guizhou, no sudoeste da China. O prédio comercial abriga um hotel, shopping center e escritórios.
Segundo o The Times, no dia da inauguração alguns moradores da cidade entraram em contato com jornalistas da mídia local com o objetivo de denunciar o que eles acreditavam ser um enorme vazamento de água no edifício. Apenas depois que os repórteres chegaram ao local, foi compreendido que se tratava de uma cascata na obra arquitetônica.
O Liebian International Plaza fica localizado no centro de um bairro comercial da cidade, em uma praça de onde é possível assistir ao show das águas. Em dias ensolarados, um arco-íris torna a experiência ainda mais bonita.
Apesar do espetáculo nunca antes visto na região, a preocupação com os impactos causados ao meio ambiente foi assunto de debate entre os habitantes. Quanto a isso, a construtora garante que toda a água utilizada para abastecer as quatro grandes bombas é reutilizada e coletada de chuvas.
Outro fator que gerou polêmica foi seu alto consumo de energia. Estima-se que a cada hora em atividade, os custos com eletricidade chegam a US$ 100. Por isso, ela será ativada apenas em ocasiões especiais.
Espera-se que o empreendimento atraia inúmeros turistas que queiram conhecer a obra de perto e presenciar a cachoeira, trazendo benefícios para a economia da região.
Leia também: Deficientes visuais poderão “sentir” as paisagens por meio de uma janela inteligente