Deficientes visuais poderão “sentir” as paisagens por meio de uma janela inteligente

Parte da satisfação de viajar de carro é apreciar a paisagem pela janela, privilégio que nem todos podem ter. A Ford Itália, em conjunto com a agência de publicidade GTB e a startup italiana Aedo, que cria produtos para deficientes visuais, desenvolveu um dispositivo que busca proporcionar esta experiência a pessoas que perderam a visão.

Deficientes visuais poderão sentir as paisagens por meio de uma janela inteligente - Construtora Laguna

Com o nome de “Feel the View”, o protótipo inteligente faz com que a janela do carro se transforme em uma tela sensível ao toque, possibilitando que deficientes visuais “sintam” a paisagem. O equipamento conta com uma câmera externa que tira uma fotografia da vista e a transforma em uma imagem em tons de cinza. O dispositivo então reproduz a foto por meio de luzes de LED e emite uma vibração diferente para cada tom de cinza no vidro.

Esta tecnologia inovadora permite que o cérebro faça a leitura dos cerca de 255 níveis de vibração disponíveis e reconstrua a paisagem retratada. Simultaneamente, há um assistente vocal conectado ao sistema de áudio do carro que, com inteligência artificial online, ajuda contextualizar a leitura com uma descrição.

Apesar de ainda ser um protótipo, os criadores explicam que existe a possibilidade de que a mesma inteligência seja utilizada para melhorar a vida de pessoas com dificuldades visuais em diversas situações, como em escolas e instituições de ensino. A ideia é como uma evolução do método Braille, com a diferença de que sua leitura vai muito além de letras e números.

Leia também: Para dormir: Bose cria fones que prometem silenciar ruídos

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário