Na Alameda Presidente Taunay, 680, em Curitiba, um imóvel-arte se materializa reunindo o melhor da cidade em um só lugar. A seguir, confira detalhes sobre as inspirações por trás do inconfundível PINAH.
Uma homenagem à pinha
A palavra “Curitiba” tem origem no tupi-guarani “kur yt yba” e significa “grande quantidade de pinheiros”, ou “pinheiral”. Isso porque, quando os povos indígenas batizaram a região, notaram a grande quantidade de árvores da espécie Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná.
O PINAH foi idealizado por pessoas apaixonadas por Curitiba e que conhecem, vivem e trabalham na cidade. Por isso, homenageia as 13 araucárias preservadas do terreno, reverenciando a pinha e seu forte simbolismo, que traduz a essência da capital paranaense.
Essa inspiração se manifesta desde a arquitetura do PINAH, que reúne todos os elementos que definem a arte de viver em Curitiba. A implantação elevada do empreendimento irá permitir vistas panorâmicas de boa parte da cidade. Além disso, as unidades são cheias de personalidade, espaços flexíveis, grandes terraços e muito vidro. No PINAH, inovação e elegância se unem para criar um novo ícone na cidade dos pinheiros.
Leia mais: PINAH é o primeiro residencial pré-certificado WELL do Brasil
PINAH: feito para quem ama viver o bairro
Foi na busca pelo simples que a Construtora Laguna chegou ao que realmente importa: reconhecer o que é nosso. Assim, o PINAH está na rua mais bonita, no bairro mais charmoso da cidade, preservando as árvores que simbolizam a região. Quando se tem o melhor da cidade ao lado, sobra tempo para fazer o que nos inspira.
Foi pensando em privacidade e convívio, em paz e movimento, que a Laguna escolheu o Bigorrilho para materializar esse inconfundível imóvel-arte, feito para quem ama curtir a casa e viver o bairro. A localização do PINAH é um dos centros da vida cosmopolita em Curitiba.
A poucos metros do empreendimento está a Praça da Espanha e uma variedade de cafés, restaurantes e espaços culturais. O PINAH também está próximo dos principais serviços para o dia a dia, como bancos, escolas, centros comerciais e clínicas de referência, tudo isso a poucos minutos de caminhada.
Por sua vez, a Alameda Presidente Taunay representa um endereço cheio de vida, arte, cultura e gastronomia. A arquitetura do PINAH dialoga com o entorno e atua como uma extensão da qualidade de vida e do bem-estar propostos pelo bairro e pela cidade.
A relação com a natureza na Cidade Verde
Conhecida como a “Cidade Verde”, Curitiba tem em média 64m² de área verde por habitante, e o PINAH não poderia deixar de convidar a natureza para compor o projeto. Desse modo, o paisagismo do imóvel-arte dá ainda mais vida ao cenário urbano, mesclando natureza e arquitetura de modo a ampliar ainda mais a presença da vegetação na região.
Os ocupantes do PINAH terão o privilégio de viver em meio a um bosque de 986m², repleto de araucárias preservadas e árvores frutíferas. Próximo a ele, será possível cultivar temperos na horta e ouvir o som dos pássaros, bem como apreciar os aromas, as texturas e as cores da natureza que se farão presentes no jardim do PINAH.
Já no projeto de interiores, a relação com a natureza se traduz em grandes janelas que integram as áreas internas e externas e no amplo uso de iluminação natural. Nas unidades, as amplas sacadas com floreiras levam a natureza para dentro das residências, com vista para as araucárias ou para a Praça da Espanha.
As áreas comuns do PINAH também foram projetadas para acolher diversos momentos da rotina dos moradores, como se exercitar, brincar com as crianças ou respirar ar puro nas áreas externas, aproveitando o melhor da integração com as áreas verdes.
Por sua vez, o hall social traduz o conceito do imóvel-arte por meio da vegetação, da escolha de materiais naturais, como madeira e mármore, e das formas da escada escultórica, que conferem sensação de acolhimento.
Pioneirismo e bem-estar certificado
Curitiba é uma cidade reconhecida por seus ótimos níveis de bem-estar, saúde e qualidade de vida, e o PINAH também está comprometido com esses aspectos. O empreendimento é o primeiro residencial da América Latina pré-certificado com o selo WELL, agregando mais um pioneirismo à Laguna. Para os moradores, esse diferencial irá assegurar um padrão elevado de conforto, saúde e bem-estar.
No PINAH, a certificação WELL atesta diferenciais construtivos que elevam a qualidade de vida dos ocupantes, tais como: amplo uso da luz natural; promoção da saúde nutricional por meio da horta; precaução com materiais (redução de componentes voláteis); central de água filtrada para a cozinha das residências e bebedouros nas áreas comuns; espaços restauradores; e sistema de monitoramento e renovação do ar nos quartos, áreas sociais e áreas comuns.
Na Galeria Laguna, você conhece mais detalhes sobre o PINAH e outros imóveis-arte da construtora. Clientes e visitantes podem conferir o espaço de segunda a sexta das 9h às 19h, aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Faça uma visita!