Lavanderia: como decorar o espaço de forma funcional

Lavanderia, como decorar o espaço de forma funcional - Construtora Laguna

A lavanderia costuma ser um ambiente de pouca circulação e espaço reduzido, o que faz com que, muitas vezes, sua decoração seja focada apenas na funcionalidade, deixando a estética de lado.

Mesmo que as visitas não tenham acesso, é interessante criar uma área de serviços agradável e organizada para os próprios moradores, tornando as atividades no dia a dia mais leves e prazerosas. Confira nossas dicas para decorar sua lavanderia de forma moderna e funcional.

Armários funcionais

Lavanderia, como decorar de forma funcional - MAI Home - Construtora Laguna
MAI Home – Área de serviço decorada pela Florense Carlos de Carvalho

Para unir beleza e funcionalidade, é fundamental a instalação de armários que harmonizem com a decoração do restante da casa enquanto facilitam o armazenamento dos produtos de limpeza, eletrodomésticos e demais itens utilizados no espaço.

Móveis planejados são excelentes alternativas para otimizar o espaço do cômodo e adaptar a mobília à disposição da máquina de lavar, secadora e pia, por exemplo. Planejando suas divisórias com base nos hábitos dos moradores, é possível criar locais adequados para cada coisa, separando os objetivos por categoria ou frequência de uso. Armários aéreos e nichos também são bastante indicados para verticalizar a decoração e liberar lugar para circulação.

Prateleiras e caixas organizadoras

Lavanderia, como decorar de forma funcional - Construtora Laguna

A principal vantagem das prateleiras é permitir que os produtos sejam alcançados facilmente, agilizando as tarefas. Como deixam os objetos expostos, é importante a utilização de caixas ou cestos organizadores para manter a ordem e garantir um visual limpo.  

A prateleira ainda fornece espaço para itens decorativos, que agregam personalidade e descontração ao local.

Variedade de cores

Como decorar a lavanderia - Construtora Laguna

Por mais que o branco transmita a sensação de limpeza e realce a luminosidade, é possível utilizar cores complementares para trazer aconchego, calor e elegância à lavanderia.

Em geral, costuma-se priorizar tons neutros e claros, mas, dependendo do estilo da decoração adotada, cores escuras e ousadas podem valorizar o ambiente.

Flores e plantas

Como decorar a lavanderia de forma funcional - Construtora Laguna

Flores e plantas trazem vida a qualquer espaço, inclusive à lavanderia. É recomendado posicionar os vasos e arranjos em locais que não comprometam o manuseio dos eletrodomésticos e a limpeza em geral, evitando acidentes. Materiais orgânicos, como madeira e palha, também contribuem para tornar o espaço mais aconchegante.

Criatividade nos detalhes

Como decorar a lavanderia com funcionalidade - Construtora Laguna

Além de todos os itens citados anteriormente, quadros nas paredes, recipientes personalizados para o armazenamento dos produtos, papeis de parede estampados ou até mesmo uma iluminação diferente podem fazer toda a diferença.

Ao acrescentar detalhes que integram a lavanderia aos outros cômodos da residência, estende-se o bem-estar e sensação de conforto.

Leia também: 7 dicas para colocar a casa em ordem

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário