O Carnaval é uma das épocas do ano em que o acúmulo de resíduos nas ruas é alarmante. Após os dias de festas, é possível notar que as cidades ficam com uma quantidade excessiva de garrafas de plástico, latas vazias, cacos de vidro e outros tipos de lixo descartados inadequadamente.
De acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) de São Paulo, em 2019, apenas na capital foram recolhidas cerca de 950 toneladas de resíduos durante o período de Carnaval. Para diminuir esse número neste ano e reduzir os danos causados às cidades, separamos algumas dicas para você aproveitar a festa de maneira mais consciente e ecológica. Confira a seguir.
Copo reutilizável
Apesar de os materiais descartáveis serem mais práticos no dia a dia, grande parte não pode ser reciclada. Além disso, demoram anos para se decompor e gastam muita água na sua fabricação. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), 720 milhões de copos plásticos são descartados diariamente no Brasil.
Procure reduzir a quantidade de lixo durante a folia. Os copos e as canecas reutilizáveis são alternativas simples e que não prejudicam tanto o meio ambiente se comparados aos materiais descartáveis.
Glitter biodegradável
Sabemos que uma das partes mais divertidas do Carnaval é utilizar bastante cor e brilho. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que os glitters tradicionais são compostos por micropartículas de plásticos não recicláveis e demoram anos para se decompor no meio ambiente, poluindo rios e oceanos.
Atualmente, é possível encontrar glitters biodegradáveis feitos com materiais naturais, como sal e gelatina vegetal, que dificilmente poderão causar alergias a nossa pele. A PURA e a Glitra Bio são exemplos de marcas que oferecem coleções desse produto.
Canudo reutilizável
Responsáveis por poluir principalmente as praias e os oceanos, os canudos de plásticos levam cerca de 200 anos para se decompor. Recomenda-se extinguir o uso, porém, sabemos que nem sempre é possível. Você pode aderir aos canudos reutilizáveis que são encontrados em diversos tamanhos, muitas vezes feitos de vidro, bambu e alumínio.
Prefira as latas
Sempre que possível, troque as garrafas de vidro ou de plástico pelas latas de alumínio, ajudando diretamente as famílias que realizam a coleta desse material para reciclagem. As latas são uma das alternativas mais ecológicas para o meio ambiente, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
A Construtora e Incorporadora Laguna deseja a todos um excelente feriado de Carnaval! Que na época mais divertida do ano, possamos aproveitar bons momentos com alegria e segurança ao lado dos nossos amigos e familiares.
Leia também: Marcas que estão apostando em produtos sustentáveis