A chegada da primavera traz consigo, além de deliciosos sabores e aromas, a necessidade de preparar o lar para receber a estação. A seguir, confira alguns cuidados apontados pelo otorrinolaringologista Dr. Paulo Mendes Jr. e dicas para a limpeza da casa nesta estação.
Chegada da primavera
A limpeza da casa na primavera é um hábito de muitas culturas. No Irã, esse costume é praticado antes do chamado khooneh tekouni (o ano novo), e significa “chacoalhar a casa”. Na América do Norte, a spring cleaning (limpeza de primavera) é também um forte costume, motivado pelo clima aprazível da estação.
A primavera é tida, portanto, como o momento de limpar e de arejar a casa depois do inverno. Mas há outros motivos pelos quais a limpeza na primavera é importante: na estação, surgem ou se intensificam problemas de saúde e alergias ligados à sensibilidade ao pólen, como asma, conjuntivite alérgica e rinite alérgica.
Portanto, preparar a casa para a chegada da primavera favorece não só a limpeza dos cômodos, mas a saúde dos moradores. Essa tarefa requer um planejamento em cada ambiente da casa, de cima para baixo: a limpeza deve começar pelas superfícies, passando para os móveis e tapetes e finalizando com o piso da casa.
Cuidados com os tecidos
Após a estação mais fria do ano, chega o momento de guardar os cobertores e edredons que não serão utilizados. Um modo de fazer isso é deixar as peças na parte superior dos armários ou em embalagens a vácuo. Também é importante que as roupas de cama, mesmo que armazenadas, sejam colocadas ao sol ao menos uma vez por mês, para evitar o acúmulo de mofo, fungos ou ácaros.
As toalhas de banho, por sua vez, devem ser lavadas com frequência, já que passam boa parte do tempo em um ambiente úmido e quente. O ideal é que, após cada uso, elas sejam mantidas em um local arejado, para evitar odores desagradáveis e o excesso de umidade.
A organização da cama é outro ponto de atenção durante a limpeza da casa na primavera. O ideal é sacudir cobertores e travesseiros diariamente e até aspirar o colchão para evitar ácaros e resíduos.
Limpeza da casa na primavera
Durante a limpeza da casa na primavera, recomenda-se utilizar um pano de algodão ou microfibra levemente umedecido para retirar as camadas de sujeira mais leves. Já as áreas com maior concentração de poeira requerem utensílios como uma escova de móveis ou o próprio aspirador de pó.
Para a limpeza de eletrodomésticos da cozinha, uma orientação é priorizar os três “efes”: fogão, forno e frigorífico. Assim, deve ser removido todo o resto de comida e sujeira com um pano úmido e produtos adequados para cada superfície.
O ar-condicionado também requer atenção especial e a sua limpeza deve ser feita regularmente. Com o aparelho desligado, retire o painel frontal e passe um pano úmido. Lave também o filtro, usando água morna e detergente neutro, depois deixe que ele seque naturalmente à sombra.
Como mencionado, deixe o piso por último no cronograma de limpeza da casa na primavera. Quando chegar a vez dele, o aspirador de pó é o aparelho mais recomendado. Lembre-se de passar o aspirador debaixo de todos os móveis e complemente a limpeza com um esfregão e produtos adequados ao material do piso.
Ambientes arejados
Em qualquer ocasião, mas especialmente na primavera, a ventilação natural é um fator fundamental para manter salubres os ambientes da casa. Isso porque ela auxilia no controle da umidade, no conforto térmico dos moradores e, principalmente, na constante renovação do ar, combatendo o acúmulo de resíduos prejudiciais à saúde.
Para a manutenção da qualidade do ar interno, o Dr. Paulo Mendes Jr. recomenda deixar a casa sempre arejada. Porém, indica evitar abrir portas e janelas antes das 9h e depois das 16h, pois esses são os períodos com maior concentração de pólen no ar, o que tende a estimular alergias e irritações nos moradores.
Dicas de saúde na primavera
Conforme apontado, é comum na primavera o surgimento de alergias ou desconfortos respiratórios. Se os problemas de saúde se manifestarem, o Dr. Paulo Mendes Jr. aconselha a consulta com um otorrinolaringologista – em caso de rinite ou sinusite –, ou com um alergista ou pneumologista – em caso de crises de asma. A visita a um oftalmologista é outra recomendação do Dr. Paulo durante o período da primavera, se houver excesso de coceira nos olhos.
Em caso de suspeita de rinites e outras alergias, são dois os tipos de exames indicados pelo médico: o teste cutâneo, conhecido como prick test, que avalia possíveis alergias e suas causas; e exames de sangue, para investigar as imunoglobulinas específicas para cada causador.
Além da consulta médica, o Dr. Paulo Mendes Jr. aponta que há tratamentos caseiros para atenuar alergias e problemas respiratórios. Para esses casos, ele indica lavagens nasais com soro fisiológico para higienizar e hidratar as cavidades do nariz. Esse método promove a retirada de possíveis agentes irritantes e ajuda quem sofre com ardência ou ressecamento das vias respiratórias.
Para recorrer a um tratamento ou tirar mais dúvidas, confira os canais de atendimento e as redes sociais do Dr. Paulo Mendes Jr.
Otorrinolaringologista do Centro de Rinite e Alergia do Hospital IPO
Av. Rep. Argentina, 2069, Água Verde – Curitiba/PR
Contatos: (41) 3093-9796 | (41) 3314-1500
Site | Instagram | YouTube |Facebook
Leia mais: 4 fatores da arquitetura que elevam a experiência dos usuários
Fonte: Revista Casa e Jardim, Gazeta do Povo, Clever Meals e Consul