Muitos consideram que a melhor idade vem com a chegada da aposentadoria, quando há menos tarefas e os filhos em geral já são adultos. Há também uma maior preocupação com a saúde e uma busca constante por qualidade de vida.
O premiado jornalista norte-americano Jonathan Rauch, em seu livro “A curva da felicidade: por que a vida fica melhor depois da meia-idade”, afirma que chegar aos 50 anos não é entrar em uma zona de perigo e sim em um momento de transição, que não está necessariamente vinculado a uma crise, pois trata-se de um processo lento e cumulativo.
Nesta etapa da vida, estamos maduros, sabemos o que queremos e podemos passar a viver de forma mais tranquila e sem culpas. Porém, para que isso aconteça, deve-se adotar uma rotina equilibrada, que faça bem para o corpo e a mente.
Confira dicas que auxiliam a manter hábitos saudáveis para preservar a saúde mental e física após os 50 anos.
Viaje bastante
Esta é a idade ideal para sair da zona de conforto, viajar bastante e explorar novos horizontes, adquirindo experiências incríveis para que o envelhecimento seja visto de forma mais positiva.
Viajar pode proporcionar momentos de alegria e desejo de viver mais. Naturalmente, é ótimo viajar com a família ou amigos, mas experimente também fazer isso sozinho, o que oferece vantagens como autoconhecimento.
Encontre um hobby
Para a memória permanecer ativa, recomenda-se manter o foco em atividades prazerosas, e cultivar um hobby para evitar pensamentos não saudáveis. Opções como leitura, estudo, filmes, esportes e artesanatos estimulam o bem-estar no dia a dia.
Atividades físicas
A prática de atividades físicas aumenta a energia vital, auxiliando na produção de mais hormônios que geram a sensação de felicidade, além de manter ativa a produção de substâncias importantes para os ossos e ligamentos do corpo.
Porém, sabemos que nem sempre realizar exercícios físicos é motivador, então experimente fazer isso ao lado de amigos ou familiares. Qualquer prática frequente, como caminhadas ou academia, irá contribuir para a saúde e gerar mais qualidade de vida.
Dieta equilibrada
Após os 50 anos, o corpo exige ainda mais equilíbrio de vitaminas para que todas as funções trabalhem corretamente, reparando os danos celulares que acontecem naturalmente. Para isso, é necessário beber bastante água e consumir mais alimentos antioxidantes, como verduras, legumes, frutas, gorduras adequadas – como azeite de oliva – e cereais integrais, além de reduzir ao máximo o consumo de açúcares.
Mantenha em dia as consultas médicas e, quando for preciso, adote uma dieta personalizada.
Leia também: Melhore sua saúde com a prática do golfe
José Genolino Carneiro diz:
Parabéns pelas matérias, em especial dos idosos, na qual me encaixo (7.5) sendo 46 no mercado imobiliário. Parabéns pelos empreendimentos, localização, qualidade, arquitetura!
Construtora Laguna diz:
Bom dia José! Tudo bem? Agradecemos o seu feedback! 🙂 Tenha uma ótima semana!